Voltar

Funasa inaugura SALTA-z em área rural de Porto Velho/RO

Funasa inaugura SALTA-z em área rural de Porto Velho/RO

Tecnologia atenderá, aproximadamente, 100 pessoas da comunidade ribeirinha de Brasileira com água própria para consumo humano
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Wed, 23 Mar 2022 07:41:52 -0300

Última modificação: Wed, 23 Mar 2022 07:51:34 -0300

Técnicos e autoridades durante a inauguração da solução em Brasileira

Foto: Suest-RO/Funasa

Na última sexta-feira (18/3), a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) inaugurou uma unidade da Solução Alternativa Simplificada de Tratamento de Água com Zeólita (SALTA-z) para levar água de boa qualidade aos moradores da comunidade de Brasileira, localizada na capital rondoniense, Porto Velho. Na ocasião, estiveram presentes o superintendente estadual da Funasa em Rondônia (Suest/RO), João Marcos de Siqueira, o chefe do Serviço de Saúde Ambiental (Sesam) da Suest/RO, Sirlei Gomes, a secretária de saúde de Porto Velho, Eliane Pazini, dentro outras autoridades.

Com a instalação da SALTA-z para população ribeirinha, cerca de 30 famílias passarão a ter acesso à água tratada, resultando em aproximadamente 100 pessoas atendidas pela fundação. Antes da tecnologia, os moradores utilizavam a água bruta proveniente do Rio Madeira e poços amazonas que continham a presença de Coliformes Totais, Escherichia Coli (E. Coli) e alto teor de ferro, o que agravava a saúde da população devido à falta de tratamento adequado da água.

Para João Marcos, é de grande satisfação saber que agora a população terá água boa para consumo e não sofrerá mais com a contaminação causada pela água bruta. "É gratificante entregar uma ação de um programa tão bonito, que leva água tratada para a comunidade de Brasileira. Fico muito feliz de ver os moradores consumindo água boa. Afinal, água tratada também é saúde pública", disse.

De acordo com o senhor Wilson, morador da localidade de Brasileira e guardião da SALTA-z, ter água própria para consumo era um sonho antigo dos moradores que agora se tornou realidade. "A nossa comunidade é carente em todos os aspectos, mas a água é a principal necessidade que temos aqui. Graças à Deus hoje se faz presente aqui a SALTA-z, um esforço de todos vocês que tornaram esse sonho possível. Teremos um benefício muito grande, é uma água própria, tratada e pura. Faremos uso frequente disso, tanto para tomar, quanto para cozinhar. Então, só podemos dizer que a Brasileira agradece. Muito obrigado", ressaltou.

O diferencial da SALTA-z de Brasileira

Apesar de ser uma tecnologia utilizada com frequência pela Funasa, o modelo instalado nesta localidade apresenta um diferencial, que é a capacidade de tratar água com altos índices de ferro. O poço tubular utilizado para abastecer a SALTA-z da comunidade apresentou alto teor de contaminação por ferro, porém, com as modificações feitas, o indicador foi reduzido de 5,5 mg/L na água bruta para 0,2mg/L após o tratamento, resultado dentro dos parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS).

"Nossa SALTA-z já foi projetada com essa característica de retirar o ferro e o manganês. Mas o nosso susto ali foi o teor de 5,5 mg/L de ferro, que é muito. Então, nossa maior dificuldade foi ajustar o cloro para oxidar o ferro. Chegamos em uma fórmula boa e, com o apoio de outros servidores, conseguimos diminuir teor do ferro, matamos os micro-organismos e ficamos dentro do padrão estabelecido pelo Ministério da Saúde. Foi um resultado muito positivo para comunidade, porque eles usavam essa água e, inclusive, ferviam, o que é pior quando se tem ferro, pois a fervura mata os micro-organismos, mas a evaporação aumenta o índice de ferro por litro", explicou Sirlei Gomes, técnico e chefe do Sesam, sobre o trabalho realizado na região.


Destaques