Portal do Governo Brasileiro

Funasa

  • facebook
  • twitter
  • RSS
Loading

Dsei do Maranhão realiza capacitação para auxiliares de farmácia

18 de março de 2010

Termina hoje (18), na Coordenação Regional da Funasa no Maranhão (Core/MA), a 1ª Capacitação para Auxiliares de Farmácia no âmbito da Assistência Farmacêutica da Saúde Indígena. O evento teve início dia 16 e foi promovido pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei/MA), com apoio da Seção de Capacitação (Secap) e Assessoria de Comunicação e Educação em Saúde (Ascom).

O objetivo da capacitação foi promover aos profissionais de saúde, que atuam nos serviços de farmácia dos seis Polos-Base e das três Casas de Apoio à Saúde do Índio (Casais) do Dsei/MA, conhecimentos técnicos sobre medicamentos no âmbito da assistência farmacêutica.

No conteúdo programático foram discutidos os aspectos gerais do uso correto de medicamentos, aquisição dos medicamentos no serviço público, armazenamento e distribuição, uso racional, riscos de automedicação e o papel do farmacêutico e auxiliar de farmácia.

Segundo o coordenador regional da Funasa no Maranhão, Jair Tannús Vieira Júnior, o processo de capacitação na Coordenação vem proporcionando uma melhoria na qualidade dos serviços oferecidos à comunidade indígena. “O servidor que trabalha nos Polos-Base indígenas e nas Casais vem aperfeiçoando cada vez mais suas funções”.

O chefe do Dsei/MA, Lícinio Brites Carmona, agradeceu à Secap e aos servidores do Distrito pela concretização do evento, desejando felicidades aos participantes. “O Dsei está aqui para apoiar a melhoria no atendimento dos indígenas, este é o nosso papel”.

Mônica Maria Henrique dos Santos, instrutora e farmacêutica do Dsei de Pernambuco, disse que a assistência farmacêutica não é só comprar e distribuir medicamentos. ”A assistência farmacêutica.somos todos nós, médico, enfermeiro, coordenador regional, chefe do Dsei, auxiliar de farmácia. Não adianta dar o medicamento sem estar bem prescrito. O medicamento tem que estar bem armazenado para manter sua qualidade.”, concluiu.

Claudia Cristina Lopes Castro, farmacêutica do Dsei/MA, desejou aos participantes uma boa capacitação e ressaltando que “vocês são os principais atores desse processo. Espero que saiam daqui não só com conhecimentos técnicos, mas com uma visão ampliada da assistência farmacêutica como um todo, com muita responsabilidade, pois o mais importante de tudo é promover a melhoria na atenção à saúde dos usuários”.

Compartilhe: