Portal do Governo Brasileiro

Funasa

  • facebook
  • twitter
  • RSS
Loading

Funasa promove Melhorias Sanitárias Domiciliares no Município de Irupi/ES

12 de abril de 2017

Assinatura do contrato – Foto: Suest/ES

A Funasa, por meio da Superintendência Estadual no Espírito Santo (Suest/ES), promoveu na semana passada a assinatura do contrato para construção de 233 Melhorias Sanitárias Domiciliares no Município de Irupi/ES, dentro do Programa Adote uma Nascente, criado pela Lei Estadual 8.524.

O projeto será desenvolvido em área de comunidades rurais, na abrangência da microbacia do Rio Pardinho, um importante afluente do rio Itapemirim, localizado no Caparaó Capixaba. As unidades a serem atingidas são compostas de residências catalogadas por meio de coordenadas Geográficas UTM compondo micro bacias.

Esta é a primeira etapa do Programa, onde serão atendidas 32% (trinta e dois) por cento dos habitantes das unidades apresentadas nas microbacias de Irupi, que em termos de esgotamento de efluentes doméstico sanitários, o atendimento estimado será de 932 habitantes.

A solução tecnológica adotada, denominada de UASB-TS, foi desenvolvida pelo Prof. Adrianus van Haandel, da Universidade Federal da Paraíba, com intuito de solucionar os problemas decorrentes do lançamento de esgoto bruto em áreas rurais ou pouco adensadas.

Trata-se de uma solução tecnológica de baixo custo e elevada eficiência ambiental, cujo desempenho é comprovadamente superior ao dos tanques sépticos convencionais concebidos de acordo com a NBR 7229/1997.

O UASB-TS substitui o tanque séptico e o filtro anaeróbio, mas os demais itens complementares do sistema são necessários para o perfeito funcionamento do sistema, tais como: caixa de gordura, caixa grelhada, leito de secagem, e o destino final.

Compartilhe: