Portal do Governo Brasileiro

Funasa

  • facebook
  • twitter
  • RSS
Loading

Nos 26 anos da Funasa os gestores homenageiam a Instituição

17 de abril de 2017

“Promover a saúde pública e a inclusão social por meio de ações de saneamento e saúde ambiental”, esta é a missão da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), que iniciou seus trabalhos em 16 de abril de 1991, com uma bagagem de experiências herdadas da Superintendência de Campanhas de Saúde Pública (Sucam) e da Fundação Serviços de Saúde Pública (Fsesp), bem como das extintas Secretarias Nacionais de Ações Básicas de Saúde (Snabs) e de Programas Especiais de Saúde (Snpes), do Ministério da Saúde. A união desses órgãos deu origem à Instituição.

O primeiro processo de reorganização que a Fundação sofreu se deu em 1999 com a inserção das ações de promoção, proteção e recuperação da saúde da população indígena, que permaneceu sob responsabilidade da instituição até outubro de 2010. Nos últimos anos, a Funasa implementou obras de saneamento em localidades antes totalmente excluídas das políticas públicas de saúde, além da preocupação em consolidar os projetos de saúde ambiental nos municípios brasileiros, transformando de maneira significativa as várias realidades.

Atualmente, a Funasa é uma das instituições do Governo Federal responsável em promover a inclusão social por meio de ações de saneamento para prevenção e controle de endemias, bem como a formulação e implementação de ações de promoção e proteção à saúde. Com o objetivo de cumprir sua missão com excelência, a Fundação conta com uma equipe de Engenharia de Saúde Pública que está sempre acompanhando as obras concretizadas pelo órgão. Além da atuação do Departamento de Saúde Ambiental que promove a tecnologia de tratamento da água em projetos que fortalecem a educação em saúde ambiental nos municípios brasileiros.

O presidente da Funasa, Henrique Pires, declara que a Fundação está cercada de desafios para o futuro, principalmente no que diz respeito ao saneamento rural, uma vez que comparado ao meio urbano, o acesso à água potável e à rede sanitária é mais deficiente. Ele declara que ainda dentro da vertente do saneamento básico, a Funasa está intensificando as ações de implantação, ampliação, melhoramento dos sistemas de tratamento, destinação final de resíduos sólidos e drenagem de águas pluviais, principalmente em áreas de proliferação do mosquito Aedes aegypti.

É importante ressaltar que a experiência adquirida pela Fundação, nesses 26 anos, está baseada nos servidores, terceirizados e estagiários que trabalham com seriedade, afinco e muito esforço. Responsáveis pelo crescimento, se dedicam, se esmeram e tornam possível que a jornada da instituição seja mais gratificante. Parabéns Funasa, parabéns a nós que fazemos essa instituição.

Veja o vídeo em homenagem aos 26 anos da Funasa:

 

Compartilhe: