Portal do Governo Brasileiro

Funasa

  • facebook
  • twitter
  • RSS
Loading

Presidente da Funasa inaugura Casa de Apoio à Saúde do Índio em RO

15 de outubro de 2010

A população indígena atendida pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Porto Velho, órgão executivo da Coordenação Regional da Funasa de Rondônia (Core/RO), passa a receber ,a partir de hoje (15), atendimentos de saúde nas novas instalações da Casa de Apoio à Saúde do Índio (Casai) em Porto Velho. A inauguração da unidade de atendimento acontece nesta sexta-feira (15), às 9 horas, com a presença do presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Faustino B. Lins Filho.

Mais de 1 milhão de reais foram investidos na nova unidade de atendimento. A casa de apoio conta com uma área construída de 1.050 metros quadrados, além de um piso superior, onde funcionará a unidade administrativa do Polo-Base de Porto Velho. A estrutura física conta com 45 leitos, refeitório, cozinha industrial, escovódromo, depósito de medicamento, área privativa para isolamento, recepção, sala de curativo, enfermaria, varanda, lavanderia, sala de apoio aos plantonistas, sala de rádio, dependência para esterilização de materiais e roupas, posto de saúde, dependência para motorista de plantão, hidratação, almoxarifado e banheiros.

A Casai Porto Velho faz parte da estrutura de atendimento do Dsei Porto Velho e tem como principal objetivo receber indígenas e acompanhantes, encaminhados pelos Polos- Base da Core/RO, localizados em vários municípios do estado, durante o período de tratamento médico.

Segundo a chefe do Dsei Porto Velho, Lindalva Coutinho, ao chegar a Casai, os índios passam a receber acompanhamento durante consultas, exames, internações hospitalares, além de assistência de enfermagem durante todo o período de recuperação.

Na Casai Porto Velho são disponibilizados serviços de alojamento, alimentação, enfermagem, agendamento de consultas, exames e internações.

Segundo o coordenador regional da Funasa de Rondônia, Josafá Piauhy Marreiro, “além de atender as comunidades indígenas Karitiana, Kassupá e Karipuna, a Casai Porto Velho é referência no acolhimento dos indígenas atendidos pelos Dseis Porto Velho e Vilhena e pacientes oriundos dos estados do Acre e Amazonas”.

Compartilhe: