Transmissão ao vivo

Requisitos

Internet Explorer 8:
Permitir a execução do complemento Windows Media Player;
Ativar modo de compatibilidade do Internet Explorer.

Google Chrome:
Caso necessário, instalar o plugin do Windows Media Player(wmpChrome.crx).

Abrir no Windows Media Player


Notícias

IV Siesp – publicação de arquivos dos palestrantes – 5º dia
IV Siesp – publicação de arquivos dos palestrantes – 4º dia
IV Siesp – publicação de arquivos dos palestrantes – 2º dia
Veja mais +

Programação do Seminário Internacional

Apresentação

O Seminário Internacional de Engenharia de Saúde Pública é o único evento técnico-científico de Engenharia de Saúde Pública no País, indo ao encontro da Missão da Fundação Nacional de Saúde - FUNASA de promover a saúde pública e a inclusão social por meio de ações de saneamento e saúde ambiental.

Valendo-se deste evento, sem similar na América Latina, a FUNASA como ente público pioneiro e exclusivo no desenvolvimento de ações de engenharia de saúde pública, tendo como referência os indicadores de saúde, tem excelente oportunidade de contextualizar, debater e trocar experiências de ações de saneamento no cenário técnico-científico internacional (universidades, organizações não governamentais e outros órgãos de governos).

O Seminário é uma excelente oportunidade à ampla participação dos segmentos multidisciplinares que interagem com o saneamento ambiental (educação, epidemiologia, biologia, bioquímica, administração pública, etc).

Converge ainda para promover reunião de parte significativa do corpo técnico da FUNASA, buscando avaliar, discutir e aperfeiçoar o modelo de gestão dos programas e atividades do setor saneamento, sendo o evento um dos principais instrumentos para ressaltar os avanços e o esforço institucional no desenvolvimento das ações do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento.

Com o advento da Lei nº 11.445/07 que define o papel do ente federal na política nacional do setor saneamento; Lei 12.305/10 que regulamenta os resíduos sólidos; a regulamentação da Emenda 29 da Constituição Federal e recomendações da Conferência Rio + 20 e leis que regulam o setor, fundamentam a necessidade da realização do IV Seminário Internacional de Engenharia de Saúde Pública.

O evento visa ainda a consolidação da FUNASA como instituição de referência nacional e internacional nas ações de saneamento e de saúde ambiental, contribuindo com as metas de universalização do saneamento no Brasil, favorecendo a inclusão social e a erradicação da pobreza.

Resultados esperados

Ganho de natureza técnico-institucional e econômico com o aperfeiçoamento dos programas e atividades institucionais.

Oportunidade de capacitar parte representativa do quadro técnico, com custos reduzidos, por meio de discussões temáticas;

Promover o intercâmbio entre os técnicos do quadro e demais participantes nacionais e internacionais, com os avanços tecnológicos e modelos de gestão pública, por meio dos produtos, equipamentos e serviços apresentados na II Feira de Tecnologias em Engenharias de Saúde Pública e das Mostras de Experiências.

Contribuir para reforçar a incorporação da missão institucional, o direcionamento para a visão da Funasa, atuando com os seus valores.

OBJETIVOS
- Mobilizar os atores envolvidos com a área de engenharia de saúde pública;
- Discutir e apontar uma direção que vise equacionar os déficits da saúde pública;
- Construir movimento pró-ativo de enfrentamento dos problemas inseridos na agenda ambiental internacional.

PÚBLICO
Profissionais de instituições públicas, privadas, organizações não governamentais, associações de usuários, universidades e institutos de pesquisas que atuam na área de engenharia de saúde pública, com ênfase em saneamento ambiental.

TEMA CENTRAL
Discutir e avaliar a atuação da engenharia de saúde pública para contribuir para o desenvolvimento sustentável, atendendo as demandas contemporâneas e com responsabilidade sócio-ambiental.

Temário

  • Transversalidade e articulação intersetorial das políticas públicas de saúde com as demais áreas, focando a engenharia de saúde pública e o meio ambiente;
  • Efetividade da engenharia de saúde pública;
  • Educação em saúde ambiental como instrumento de responsabilidade socioambiental;
  • A responsabilidade do controle social nas ações de saneamento;
  • A ética e a excelência da gestão pública no saneamento ambiental;
  • Cooperação técnica e gestão associada em saneamento ambiental;
  • Saneamento ambiental em áreas rurais, quilombos, assentamentos e extrativistas;
  • Alternativas de gestão para o saneamento rural.
  • Mudanças climáticas e a saúde pública;
  • Novos contaminantes;
  • Desastres e riscos ambientais;
  • Vigilância e controle de qualidade da água para consumo humano;
  • Tecnologia da informação aplicada à engenharia de saúde pública;
  • Alternativas tecnológicas no reuso das águas residuárias;
  • Sustentabilidade e efetividade dos investimentos públicos;
  • A engenharia de saúde pública e as metas do milênio;
  • Abastecimento de água;
  • Esgotamento sanitário;
  • Resíduos sólidos urbanos;
  • Alternativas tecnológicas para o tratamento de lodos de ETA e ETE;
  • Gestão de engenharia de saúde pública;
  • Manejo de águas pluviais;
  • Melhorias sanitárias domiciliares e alternativas domiciliares de tratamento de esgotos sanitários;
  • Regulação de serviços de saneamento;
  • Governança da matriz energética do setor;
  • Gestão de risco;
  • Fluoretação em pequenos sistemas de abastecimento de água;
  • Desfluoretação da água;
  • Comunidades Resilientes.

Formato

  1. Painéis temáticos e mesas-redondas com a participação de expositores nacionais e internacionais, em nível de excelência.
  2. Mesas-redondas com apresentações técnicas, abordando assuntos relacionados ao temário, incluindo as experiências bem-sucedidas das agendas nacionais e internacionais do saneamento ambiental e da saúde pública.
  3. IV Mostra de pôsteres.
    1. Mostra de experiências bem-sucedidas, de trabalhos nacionais e internacionais, em saneamento ambiental e engenharia de saúde pública selecionadas entre os trabalhos candidatos;
    2. IV Mostra de estudos e pesquisas da Funasa, de inovações e experiências bem-sucedidas selecionadas entre os trabalhos desenvolvidos por servidores e contratados da Funasa;
    3. II Mostra do Programa de Pesquisa em Saúde e Saneamento da Funasa;
  4. II Feira de Tecnologia em Engenharias de Saúde Pública
    1. Estandes de instituições, organizações, fabricantes e comerciantes da área de saneamento ambiental para que apresentem suas experiências, produtos e propostas de trabalho de acordo com os objetivos do IV Seminário Internacional de Engenharia de Saúde Pública.
  5. Lançamento e divulgação de publicações da Funasa;
  6. Atividades pós-evento:
    1. Encontros técnicos;
    2. Visitas técnicas.
  7. Reuniões técnicas (Comitê Científico, Pesquisadores, Consultores e Supervisores do Programa de Pesquisa em Saúde e Saneamento).

Chamada de trabalhos técnicos

Realizada concomitantemente ao seminário, a IV MOSTRA DE PÔSTERES compreende a apresentação de trabalhos de Servidores da Funasa, e de Profissionais de instituições públicas, privadas, organizações não-governamentais, associações de usuários, universidades e institutos de pesquisas que atuem na área de saneamento ambiental e de engenharia de saúde pública.

A Mostra de Estudos e Pesquisas da Funasa, que apresenta os trabalhos desenvolvidos por servidores e contratados da Funasa, tem por objetivo promover o debate, o intercâmbio e a divulgação dos resultados das pesquisas, estudos e trabalhos de campo em engenharia de saúde pública, com ênfase em saneamento ambiental.

A Mostra de Experiências Bem-sucedidas tem por objetivo identificar e divulgar trabalhos em engenharia de saúde pública, com ênfase em saneamento ambiental, desenvolvidos nas comunidades rurais e urbanas e áreas especiais que abordem as questões colocadas pelo temário do IV Seminário Internacional e visa ainda estimular o debate e promover o intercâmbio dessas experiências.

Os trabalhos devem ser enviados conforme orientação da Chamada para IV Mostra de Experiências Bem-sucedidas e Chamada para IV Mostra de Estudos e Pesquisas da Funasa, seguindo modelos de artigos:
Modelo formato artigo IV Mostra de Estudos e Pesquisas da Funasa
Modelo formato artigo IV Mostra de Experiências Bem-sucedidas

Call for papers

During the seminar, the DISPLAY OF POSTERS aims to present successful experiences by Funasa, and professionals from public, private, non-governmental organizations, user associations, universities and research institutes who act in the environmental sanitation and public health engineering field.

The Display of studies and research of FUNASA, presents the work carried out by contractors and servers of Funasa, aims to promote discussion, exchange and dissemination of research findings, studies and field works in public health engineering, with emphasis in environmental sanitation.

The 4th Display of Successful Experiences aims to identify and disseminate works in public health engineering, with emphasis on environmental sanitation, developed in rural and urban communities and areas that address the special issues raised by the IV International Seminar agenda and also aims stimulate debate and exchange of these experiences.

Papers must be submitted according 4th Posters Display models and following articles Model forwarding article IV Display.

Submission deadline is Jan 27,2013.

Convocatória para presentación de trabajos técnicos

Realizada concomitante al seminario, la IV MUESTRA DE POSTERS comprende la presentación de trabajos de Servidores Públicos de la Fundación Nacional de Salud – FUNASA, y de profesionales de organizaciones públicas y privadas, organizaciones no gubernamentales, asociaciones de usuarios, universidades y institutos de pesquisa que actúen en el área de saneamiento ambiental y de la ingeniería de salud pública.

La Muestra de estudios e investigaciones de la FUNASA, que presenta el trabajo desarrollado por los servidores y por los contratados de la Funasa, tiene como objetivo promover la discusión, el intercambio y la difusión de resultados de investigaciones, estudios y trabajos de campo en la ingeniería de salud pública, con énfasis en el saneamiento ambiental.

La Muestra de experiencias bien sucedidas tiene como objetivo identificar y difundir el trabajo en ingeniería de salud pública, con énfasis en el saneamiento ambiental, desarrollado en las comunidades rurales y urbanas y áreas especiales que aborden las cuestiones planteadas por la agenda del IV Seminario Internacional y apunta también estimular el debate y fomentar el intercambio de estas experiencias.

Los trabajos deben presentarse según lo indica la IV Muestra, siguiendo el Modelo formato trabajo IV Muestra.

II Feira de Tecnologias em Engenharia de Saúde Pública

A II Feira de Tecnologia em Engenharia de Saúde Pública, será realizada paralelamente ao IV Seminário Internacional de Engenharia de Saúde Pública.
Podem participar entidades fabricantes de materiais, de equipamentos, de insumos e de procedimentos, para utilização em saneamento básico e ambiental, para apresentar e expor produtos.
Serão selecionadas entidades fabricantes de materiais, equipamentos e insumos para utilização em saneamento básico e ambiental, que apresentem produtos ou soluções relevantes a discussão central do seminário.
O Convite para a II Feira de Tecnologia estará aberto no período de 21 de janeiro até 15 de fevereiro de 2013.

Local do Evento

Minascentro
R. Curitiba, 1264 – Lourdes
Belo Horizonte - MG, 30170-121, República Federativa do Brasil
http://www.prominasmg.com.br/pt-br/minascentro/53/localizacao.html

Informações

Fundação Nacional de Saúde
Departamento de Engenharia de Saúde Pública (Densp)
Comitê Técnico do IV Seminário Internacional de Engenharia de Saúde Pública
SAUS, Quadra 04, Bloco "N", 6º andar, Ala Norte
CEP: 70.070-040 – Brasília-DF
Telefone: (61) 3314 6518
E-mail: densp.seminario@funasa.gov.br