Portal do Governo Brasileiro

Funasa

  • facebook
  • twitter
  • RSS
Loading

Suest/SE sedia encontro de prefeitos e secretários sergipanos

12 de abril de 2017

Evento que reuniu prefeitos e secretários na sede da Suest/SE – Foto: Suet/SE

“Apresentar aos novos gestores as ações de saneamento e saúde ambiental passíveis de financiamento pela Funasa e parcerias dos municípios com a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Divisão de Convênios e Gestão do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde”. Este foi o tema do encontro com prefeitos e secretários de municípios sergipanos, que aconteceu em 07/04 no auditório da Superintendência Estadual da Funasa em Sergipe (Suest/SE).

Participaram da mesa a superintendente da Suest/SE, Kelly Silva, o reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), professor Angelo Roberto Antoniolli, o chefe da Divisão de Convênios e Gestão do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde, Dielson Tadeu Barreto Leite, o presidente da Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (Fames), Marcos José Barreto.

Kelly Silva abriu o evento destacando o papel da Funasa no desenvolvimento das ações de saneamento nos municípios com até 50 mil habitantes e a importância da parceria entre  Fundação e Universidade a fim de colaborar com a melhoria dos serviços prestados aos municípios sergipanos, inclusive os advindos de convênios com a Funasa.

Para o reitor, Angelo Roberto Antoniolli, o evento promovido pela Funasa é providencial para a aproximação das instituições em torno de parcerias em benefício dos municípios sergipanos. O reitor citou o programa de excelência (Proex), que, por meio de Termos de Cooperação Técnica pretende direcionar estagiários e egressos para os municípios sergipanos, e que na oportunidade foi explicado ao gestores pela Pró-Reitora de Extensão da UFS, Alaíde Hermínia de Aguiar .

No evento Kelly Silva também destacou para os gestores dos municípios contemplados no convênio nº. 0274/2014, a importância da conversão dos planos em lei para a efetivação das políticas de saneamento básico nos municípios. Kelly citou como exemplo, o município sergipano de Indiaroba, que em março do corrente ano teve o seu PMSB aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal.

Em sua apresentação aos gestores, o superintendente substituto José Pereira Filho mostrou os projetos passíveis de financiamento pela Funasa, considerando os quatro eixos do saneamento básico, em atendimento à lei 11.445/2007. Na ocasião Pereira endossou a fala da superintendente dizendo aos gestores que “de nada adianta a busca de recursos para saneamento se os municípios não estiveram com os seus PMSB elaborados e aprovados”.

Para tanto, a superintendência em Sergipe anunciou aos gestores que estão em curso as tratativas para a inclusão do termo aditivo ao convenio 0274/2014, da Funasa com o Instituto de Pesquisa e Tecnologia ITP, que vai beneficiar mais 27 municípios sergipanos.

Finalizando as apresentações, o chefe da divisão da Divisão de Convênios e Gestão do Ministério da Saúde (Divine/MS), Dielson Tadeu Barreto Leite, fez uma breve explanação sobre convênios e cadastramento dos municípios para repasses do Fundo Nacional de Saúde. O assunto foi aprofundado na apresentação dos servidores da Seção de gestão Nilson Barros e Cândida Chagas, ambos da Seção de Gestão de Convênios do Ministério da Saúde.

Compartilhe: