Voltar

Funasa participa da 5ª etapa da FPI no sertão do "Velho Chico"

Funasa participa da 5ª etapa da FPI no sertão do "Velho Chico"

Por Coordenação de Comunicação Social

Publicação: Seg, 18 Nov 2019 10:58:31 -0300

Última modificação: Seg, 18 Nov 2019 11:38:31 -0300

Augusto de Almeida, servidor do Lacen/SE, coordenou as análises na UMCQA da Funasa.

Foto: Suest/SE

A Unidade Móvel de Controle da Qualidade da Água (UMCQA) da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) participou da 5ª Etapa da Fiscalização Preventiva Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, em Sergipe (FPI/SE), que aconteceu no Alto Sertão do estado, no período de 04 a 14 de novembro, com o objetivo promover ações em defesa do meio ambiente na região do "Velho Chico". A FPI é coordenada pelos Ministérios Públicos Estadual e Federal e pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).

A Funasa, representada pelos servidores de sua Superintendência Estadual em Sergipe (Suest/SE), integrou a equipe Saneamento, sendo responsável pela análise da qualidade da água consumida pela população de oito dos dez municípios do Alto Sertão sergipano, alvos da FPI.  Além da água, a equipe de saneamento também fiscalizou a prestação dos serviços de esgoto e resíduos sólidos.

Para o químico industrial, Augusto de Almeida, o trabalho da UMCQA é de fundamental importância para a área de saneamento. "A qualidade da água para o consumo humano é fator decisivo para o êxito da saúde pública; e a FPI, por meio da Funasa, conta com um laboratório que traz resultados precisos em análises físico-químicas e microbiológicas", disse Augusto, que é servidor do Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen/SE) e, nessa FPI, coordenou as análises na UMCQA da Funasa.

O chefe substituto do Serviço de Saúde Ambiental (Sesam/Suest-SE), Argemiro dos Santos, ressaltou o trabalho da Funasa que, segundo ele, trará um diagnóstico abrangente da situação da água consumida pela população alvo da FPI e  constará em relatório a ser divulgado.  "Analisamos a qualidade da água de 41 amostras distribuídas em oito municípios, cujos resultados serão apresentados em audiência pública", disse Argemiro.

Em sua 5ª etapa, a FPI/SE envolveu mais de 200 profissionais de 33 instituições (federais e estaduais), divididas em nove equipes (Saneamento, Gestão Ambiental, Espeleologia, Arqueologia e Paleontologia, Aquática, Fauna, Patrimônio Cultural e comunidades tradicionais, Abate). Estas atuaram em dez municípios da região da Bacia do Rio São Francisco, para fiscalizar, conter e autuar os agentes causadores de danos ambientais.

Além do município sede, Canindé de São Francisco, a 5ª FPI compreendeu os municípios de Poço Redondo, Nossa Sra. da Glória, Monte Alegre de Sergipe, Porto da Folha, Canhoba, Gararu, Feira Nova, Itabi e Nossa Sra. de Lourdes. 

Servidores da Superintendência Estadual da Funasa em Sergipe (Suest/SE) participam da 5ª etapa da FPI. Foto: Suest/SE.