Voltar

Funasa realiza I Seminário de Saneamento Ambiental do Amazonas

Funasa realiza I Seminário de Saneamento Ambiental do Amazonas

Com temática sobre a universalização do saneamento básico, evento contou com painéis explicativos e debates
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Qui, 10 Out 2019 16:16:10 -0300

Última modificação: Sex, 18 Out 2019 11:54:09 -0300

A Superintendência Estadual (Suest) da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em Amazonas (AM) e demais parceiros interinstitucionais, se reuniram em Manaus/AM, durantes os dias 7 e 8 de outubro, para a realização do I Seminário de Saneamento Ambiental do Amazonas. A reunião teve como tema a "Integração para enfrentar os desafios do milênio frente a universalização do saneamento ambiental". Este assunto foi oportuno para fazer uma reflexão da situação do saneamento na Amazônia e, com a integração de todos os parceiros, apontar diretrizes é a melhor forma de universalizar o saneamento.

Na ocasião, o presidente da Funasa, Ronaldo Nogueira, e o governador do estado do Amazonas, Wilson Miranda Lima, anunciaram as ações programáticas da Fundação referente ao saneamento ambiental e rural para os próximos anos no estado. Além disso, durante o evento, painéis abordaram temáticas sobre desafios da universalização do saneamento nos municípios. Nas salas de discursões, a temática abordada foi a qualidade dos projetos técnicos para captação de recursos, regulação, sustentabilidade e novos negócios. Em paralelo, aconteceram debates por meio de minicursos voltados à capacitação de técnicos municipais para o controle de água e eficiência na capitação de novos recursos.

Com o objetivo de concretizar a universalização do saneamento, a Suest/AM tem articulado com o governo do estado apoio para financiamento de projetos, que é considerado a maior dificuldade para o recebimento de recursos federais por parte das prefeituras. A Funasa é a via de acesso rápido a distribuição de emendas e de fomento às obras estruturantes e, com o trabalho conjunto com o poder legislativo, as ações viram benefícios para milhões de brasileiros.

No evento também estavam presentes superintendentes estaduais da Funasa, a chefe do Serviço de Saúde Ambiental (Sesam) da Paraíba, Roseane Batista Cunha, a diretora do Departamento de Saúde Ambiental (Desam), Deborah Silva, servidores da Funasa, prefeitos municipais, secretários estaduais e municipais e contou com o apoio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), da Secretaria Estadual de Saúde (Susam), da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), da Companhia de Desenvolvimento do Amazonas (Siama), do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e da Associação Amazonense de Municípios (AAM).