Atuação em Desastres Ocasionados por Inundações

Por Assessoria de Comunicação

Publicação: Seg, 24 Jul 2017 16:38:53 -0300

Última modificação: Seg, 24 Jul 2017 16:40:38 -0300

A Funasa tem sido demandada frequentemente a colaborar em situações de desastres ocasionados por inundações, diante disto, vem se organizando para atuar de modo sistematizado no atendimento destes eventos. Neste sentido, foi instituído o Plano de Atuação da Funasa em Situações de Desastres Ocasionados por Inundações , por meio da Portaria Funasa nº 1.032, de 22 de agosto de 2013, fortalecendo as estratégias de atuação do Governo Federal.

A atuação da Funasa nas situações de desastres ocasionados por inundações tem como objetivo apoiar os municípios, quando demandada pelo Ministério da Saúde, nas atividades de resposta, por meio de ações relacionadas ao apoio:
i) ao controle da qualidade da água para consumo humano;
ii) às atividades educativas e de mobilização social; e
iii) às ações destinadas a avaliação e vistoria dos sistemas de abastecimento de água e/ou soluções alternativas coletivas.

Como desdobramento do referido plano, foi publicada a Portaria Funasa nº 1.079, de 10 de setembro de 2013, que estabelece o Protocolo de Atuação da Funasa em Situações de Desastres Ocasionados por Inundações. O protocolo visa contribuir para a compreensão e divulgação dos fluxos administrativos e operacionais que buscam a organização, planejamento e execução das atividades para minimização dos impactos, de maneira a otimizar a capacidade de resposta frente ao evento.