Imprimir Imprimir

Saneamento ambiental: uma revolução no interior

As pequenas cidades brasileiras passam por grandes mudanças em relação à política de saneamento ambiental do país. Com o apoio da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), centenas de municípios de diversos estados formaram ou estão formando Consórcios Públicos de Saneamento, o que permitirá a implantação de sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário a baixo custo. Esses projetos serão desenvolvidos em parceria com a Funasa que, para tanto, está construindo modernos Centros de Referência em Saneamento Ambiental destinados a assessorar as prefeituras sobre tudo o que envolve o setor.
Imprimir Imprimir

Saúde indígena: uma década de compromisso

A CINCO MESES de completar 10 anos como executora da Política Nacional de Saúde Indígena (PNSI), a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) consolidou um modelo de trabalho que determinará o futuro das ações de saúde destinadas aos povos indígenas. Programas e projetos foram implantados progressivamente e hoje temos orgulho de apresentar o que a Funasa, que no dia 16 de abril completou 18 anos de fundação, realizou em prol dessas populações no decorrer da década e que marcará as futuras gerações indígenas.
Imprimir Imprimir

Índios em tratamento no DF têm agora um novo endereço

A efetividade das ações na área de saúde e de saneamento básico, que somadas à presença constante do órgão em todos os estados, supervisionando e orientando os trabalhos nas comunidades quilombolas e nos municípios com menos de 50 mil habitantes, marcam 2008 como um ano de realizações. As ações vêm sendo desenvolvidas com afinco, não apenas para cumprir o cronograma estabelecido pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), mas também por considerarmos o saneamento básico outro grande pilar do programa.
Imprimir Imprimir

Vale do Javari: ação leva saúde a índios de aldeias no meio da selva amazônica

O destaque dessa edição foi o sucesso da megaoperação de saúde indígena, desencadeada pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) com o apoio do Ministério da Defesa, no Vale do Javari, no Amazonas.
Imprimir Imprimir

A Funasa em ação nos quatro cantos do país

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), órgão executivo do Ministério da Saúde, está levando mais qualidade de vida para as pequenas comunidades de norte a sul do país. Neste boletim, destacamos as principais ações concluídas ou que estão em andamento, desde maio do ano passado.
Imprimir Imprimir

PAC/Funasa: saneamento e saúde em pequenas localidades

O Governo Federal anuncia, no próximo dia 19, o lançamento oficial do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)/Funasa que vai garantir mais ações de saneamento em pequenas comunidades brasileiras, com até 50 mil habitantes. Entre os beneficiados pelo programa estão os indígenas e os remanescentes de quilombos. Ao todo, serão destinados R$ 4 bilhões para as ações do PAC/Funasa até o ano de 2010. A Funasa trabalha a todo vapor para cumprir esta meta.
Imprimir Imprimir

Ministro da Saúde apresenta Comitê Gestor

No dia 4 de maio, em cerimônia no auditório do Ministério da Saúde, o ministro José Gomes Temporão apresentou sua nova equipe de secretários e dirigentes, que formam o Comitê Gestor do Ministério. Na oportunidade destacou para o presidente da Funasa, Danilo Forte, e para os servidores presentes, a importância da Instituição na condução das ações de saneamento no país, referindo-se à parcela de aproximadamente R$ 4 bi que caberá à fundação no PAC do Saneamento. Temporão cobrou de Danilo e da sua equipe um trabalho afinado com o ministério. ¿Vamos trabalhar no mesmo ritmo¿.
Imprimir Imprimir

Imunização Total

Funasa inicia maior campanha de vacinação das Américas. Mais de 37 mil índios de 92 aldeias e 103 etnias serão atendidos até o final deste mês por 2,1 mil profissionais. São fornecidas todas as vacinas do calendário indígena.
Imprimir Imprimir

100 dias

Com apenas 100 dias de gestão nova diretoria da Funasa acelera execução de programas e consolida órgão com referência nacional em intervenções voltadas para o saneamento ambiental.