Imprimir Imprimir

Manual de Boas Práticas e Disposição do Lodo Acumulado em Filtros Plantados com Macrófitas e Desinfecção por Processo Térmico

Este material bibliográfico Operação e Manutenção de tanque sépticos Lodo, manual de boas práticas e disposição do lodo acumulado em filtros plantados com macrófitas e desinfecção de lodo por processo térmico, é um dos produtos finais do projeto de pesquisa Alternativas de gerenciamento seguro de lodos de esgoto sob a ótica do saneamento descentralizado, enquadrado na área temática Esgotamento Sanitário, linha de pesquisa Esgoto 1, edital de convocação nº. 01/2007 do Ministério da Saúde Fundação Nacional da Saúde (Funasa).
Imprimir Imprimir

Programa de Pesquisa em Saúde e Saneamento

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), vinculada ao Ministério da Saúde desenvolve há muitos anos ações de saúde pública e, tem como missão: promover a saúde pública e a inclusão social por meio de ações de saneamento e saúde ambiental.
Imprimir Imprimir

7º Caderno de Pesquisa em Engenharia de Saúde Pública

O Caderno de Pesquisas nº 7 apresenta os resumos executivos de seis pesquisas financiadas pela Funasa. Esta publicação contém pesquisas nas áreas de abastecimento de água, esgotamento sanitário e gestão em engenharia de saúde pública resultados do Edital de Convocação nº 01 de 2003 e do Edital de 2007, relevantes para a gestão do saneamento básico em áreas estratégicas que contribuem na promoção da saúde pública. Consoante com a Lei 11.445/2007, com ênfase no princípio da universalização, as pesquisas foram norteadas pela investigação de tecnologias aplicadas a pequenas comunidades, de fácil aplicabilidade, baixo custo de implantação, operação e manutenção e com aplicação imediata ou em curto prazo.
Imprimir Imprimir

6º Caderno de Pesquisa em Engenharia de Saúde Pública

A Fundação Nacional de Saúde Funasa, fundação pública vinculada ao Ministério da Saúde, realiza ações de saneamento ambiental para os municípios brasileiros de até 50.000 habitantes, promovendo a saúde pública e a inclusão social, com excelência de gestão, em consonância com o Sistema Único de Saúde SUS e com as metas do milênio. Atualmente, integra a linha de ação de investimentos em infraestrutura social e urbana do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), contemplando ações em saneamento.
Imprimir Imprimir

Diretrizes Internas para Apresentação de Relatório Técnico-Científico

A Coordenação de Desenvolvimento Tecnológico em Engenharia Sanitária (Codet), da Coordenação-Geral de Cooperação Técnica em Saneamento (Cgcot), do Departamento de Engenharia de Saúde Pública (Densp) é responsável pelo Programa de Pesquisa em Saúde e Saneamento, implantado pela Funasa no ano 2000.
Imprimir Imprimir

Programa Pesquisa em Saúde Pública

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), vinculada ao Ministério da Saúde desenvolve há muitos anos ações de saúde pública e, tem como missão: realizar ações de saneamento ambiental em todos os municípios brasileiros e de atenção à saúde indígena, promovendo a saúde pública e a inclusão social, com excelência de gestão, em consonância com o Sistema Único de Saúde SUS e com as metas de desenvolvimento do milênio.
Imprimir Imprimir

5º Caderno de Pesquisa em Engenharia de Saúde Pública

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), fundação pública vinculada ao Ministério da Saúde, tem como missão realizar ações de saneamento ambiental em todos os municípios brasileiros e de atenção à saúde indígena, promovendo a saúde pública e a inclusão social, com excelência de gestão, em consonância com o Sistema Único de Saúde (SUS) e com as metas do milênio. Atualmente, integra a linha de ação de investimentos em infraestrutura social e urbana do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), contemplando ações em saneamento.
Imprimir Imprimir

Avaliação Comparativa dos Impactos à Saúde das Crianças nos Bairros Contemplados com as Melhorias Sanitárias Domiciliares

Este estudo foi realizado, entre os anos de 2002 e 2004, para avaliar os benefícios sanitários alcançados após a construção de Unidades Sanitárias Domiciliares em 14 comunidades carentes situadas no Município de Vitória, Espírito Santo, Brasil, relacionadas na tabela 1.
Imprimir Imprimir

Avaliação da Sustentabilidade Técnica e Ambiental de Aterros Sanitários como Método de Tratamento e de Disposição Final de Resíduos de Serviços de Saúde

O objetivo deste trabalho foi o de investigar a codisposição de resíduos sólidos urbanos (RSU) e de serviços de saúde (RSS) em aterros sanitários, como tecnologia de tratamento viável e de disposição final ambientalmente segura, para os resíduos de serviços de saúde. Para a codisposição foi considerada a taxa de 1% de RSS e 99% de RSU, usada em Belo Horizonte.
Imprimir Imprimir

Impactos na saúde e no Sistema Único de Saúde Decorrentes de Agravos Relacionados a um Saneamento Ambiental Inadequado

Este relatório pretende sintetizar os resultados obtidos a partir de quatro produtos parciais da pesquisa Impactos na saúde e no Sistema Único de Saúde decorrentes de agravos relacionados a um saneamento ambiental inadequado financiada pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), através do convênio nº 1827/2000 de 30/12/2000, firmado com o Instituto Materno Infantil de Pernambuco (IMIP), instituição convenente.