Imprimir Imprimir

Saneamento: Em busca de novas tecnologias para melhorar a qualidade de vida da população

Com satisfação, faço chegar às suas mãos, prezado leitor, esta publicação da Fundação Nacional de Saúde, com o registro das ações importantes e recentes da instituição. Trata-se de mais um instrumento da prestação de contas que fazemos regularmente à sociedade brasileira sobre como são utilizados os recursos públicos, destinados ao saneamento básico e à saúde e educação ambiental.
Imprimir Imprimir

Inclusão Social ¿ Investimento e ações de conscientização ambiental

Em 2010 a Funasa vai investir R$ 33,2 milhões em ações de apoio aos catadores de materiais recicláveis, com repasse direto para associações e cooperativas. O anúncio foi feito pelo presidente do órgão, Danilo Forte durante o encontro Reviravolta Expocatadores 2009, realizado no mês de outubro em São Paulo, com a presença do presidente da República, Luíz Inácio Lula da Silva.
Imprimir Imprimir

Um tributo ao grande cientista Carlos Chagas

O atual direção da Funasa tem pautado sua gestão pela busca da excelência administrativa. Em todas as áreas e setores, tanto na sede, em Brasília, como nas Coordenações Regionais e nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dsei), a palavra de ordem é gestão transparente, eficiente e eficaz.
Imprimir Imprimir

PAC/FUNASA: Uma missão a cumprir

O ano de 2009 será decisivo para os rumos da economia mundial. Diante desse quadro de incerteza, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conclamou o povo brasileiro a enfrentar o pessimismo de cabeça erguida e repetiu diversas vezes que o Governo não ficará omisso no seu papel de ajudar o país a debelar a crise econômica.
Imprimir Imprimir

Saneamento básico: um dos pilares do PAC

Os políticos antigos costumavam dizer que cano de água e manilha não são bons cabos eleitorais, porque ficam enterrados. Era uma alusão direta às obras de saneamento básico, que, ao contrário de escolas, hospitais e até cadeias, passavam despercebidas dos eleitores, e, por isso, não rendiam votos. Nenhum político poderia ter seu nome gravado em obras que iam para debaixo da terra.
Imprimir Imprimir

Na Amazônia a saúde chega de barco

Apesar de não poder contar ainda com o nível adequado de investimentos no setor de abastecimento de água potável e de saneamento em nosso país, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) vem se esforçando para cumprir a missão de ¿realizar ações de saneamento ambiental em todos os municípios brasileiros e de atenção integral à saúde indígena, promovendo a saúde pública e a inclusão social, com excelência de gestão, em consonância com o SUS e com as metas de desenvolvimento do milênio.¿
Imprimir Imprimir

Fim da "saúde de brancos para índios"

O Brasil prepara-se, sem alarde, para um grande passo em sua política pública de atendimento à saúde indígena. Os mais de 450 mil índios presentes em todo o território nacional estão se transformando em parceiros do governo federal na formulação de propostas consubstanciadoras das novas diretrizes de planejamento e ação do Ministério da Saúde e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
Imprimir Imprimir

Debate, interação, trabalho e resultados

Dois eventos de grande importância para esta Fundação e para o país ocorrem neste mês de março. O primeiro ¿ IV Conferência Nacional de Saúde Indígena ¿ traz à tona debates em torno das difi culdades enfrentadas pelos órgãos responsáveis pela promoção da saúde indígena no Brasil.
Imprimir Imprimir

Agilidade e transparência

Para nossa satisfação, após a realização de um balanço de nossas atividades nesses primeiros cem dias de gestão, o que pudemos observar é um saldo altamente positivo. Não somente para esta Fundação e seus servidores, mas para as populações historicamente excluídas desse nosso imenso Brasil.
Imprimir Imprimir

Austeridade e eficiência

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) está começando a colher os frutos de seu esforço em oferecer às populações indígenas do Brasil um modelo de atenção integral à saúde digno e comprometido com a eficiência e a austeridade. O atendimento aos índios já está sendo realizado dentro das diretrizes da nova política.