Imprimir Imprimir

Territórios Sustentáveis e Saudáveis: experiências de saúde ambiental territorializadas - Volume 1 - Marco Teórico

Territórios Sustentáveis e Saudáveis: experiências de saúde ambiental territorializadas é um dos produtos finais do Termo de Execução Descentralizada (TED 01/2017), intitulado "Condições sanitárias, socioambientais e de saúde: um modelo de análise em construção", fruto de cooperação entre a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Apresenta a consolidação das atividades de cooperação entre as duas instituições desenvolvidas ao longo de oito anos (2012-2020) no campo de Territórios Sustentáveis e Saudáveis, em pesquisa que teve como instituição executora a Fiocruz. O volume 1 é composto por cinco capítulos. No capítulo 1 é contextualizada a atuação da Funasa, apresentando a inter-relação entre a saúde, o saneamento e a participação social, no âmbito das cooperações técnicas Funasa-Fiocruz para implementação de TSS. O capítulo 2 traz o arcabouço teórico que fundamenta o entendimento de TSS. No capítulo 3 é discutida a relação entre saneamento e saúde, evidenciando a importância de uma atuação territorializada, e são alinhados os pressupostos teóricos, desafios e perspectivas do PSBR com a abordagem de TSS. O capítulo 4 trata da importância do direito humano à água e ao saneamento, desde a perspectiva global referendada pelo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 até o âmbito de uma atuação territorializada, por meio da cooperação institucional e intersetorial para o desenvolvimento de TSS. Tendo como ponto de partida as bases teóricas apresentadas nos capítulos de 1 a 4, o capítulo 5 finaliza o volume apresentando o conceito de TSS e o construto teórico que ancora esta abordagem.
Imprimir Imprimir

Territórios Sustentáveis e Saudáveis: experiências de saúde ambiental territorializadas - Volume 2 - Experiências e Práticas

Territórios Sustentáveis e Saudáveis: experiências de saúde ambiental territorializadas é um dos produtos finais do Termo de Execução Descentralizada (TED 01/2017), intitulado "Condições sanitárias, socioambientais e de saúde: um modelo de análise em construção", fruto de cooperação entre a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Apresenta a consolidação das atividades de cooperação entre as duas instituições desenvolvidas ao longo de oito anos (2012-2020) no campo de Territórios Sustentáveis e Saudáveis, em pesquisa que teve como instituição executora a Fiocruz. O volume 2, Experiências e Práticas, também composto por cinco capítulos, traz o histórico e informa sobre contextos, público envolvido, atividades realizadas e avaliação do processo de implementação de cada projeto desenvolvido no âmbito das Cooperações Técnicas Funasa-Fiocruz para TSS.
Imprimir Imprimir

Territórios Sustentáveis e Saudáveis: experiências de saúde ambiental territorializadas - Volume 3 - Desdobramentos e Perspectivas

Territórios Sustentáveis e Saudáveis: experiências de saúde ambiental territorializadas é um dos produtos finais do Termo de Execução Descentralizada (TED 01/2017), intitulado "Condições sanitárias, socioambientais e de saúde: um modelo de análise em construção", fruto de cooperação entre a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Apresenta a consolidação das atividades de cooperação entre as duas instituições desenvolvidas ao longo de oito anos (2012-2020) no campo de Territórios Sustentáveis e Saudáveis, em pesquisa que teve como instituição executora a Fiocruz. O volume 3 apresenta as repercussões das experiências relatadas no volume anterior e as perspectivas que se abrem a partir delas.
Imprimir Imprimir

Cartilha Coronavírus Aqui Não!!! Eu Te Protejo e Você Me Proteje

Chegou em suas mãos esta oartilha produzida pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) que traz informações para vooé e sua comunidade sobre os cuidados essenciais que devemos adotar para nos prevenir do novo coronavírus e outras oloenoas. Ela mostra também a importância do saneamento básico, incluindo o tratamento correto da água para preservação e proteção da sua saúde e a destinação correta do lixo que produzimos. Afinal, é importante ficarmos atentos a certos cuidados com a água que consumimos e com a limpeza de nossas casas, além da higiene do nosso corpo.
Imprimir Imprimir

Manual da Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água para Consumo Humano (Salta-Z)

Este manual apresenta um procedimento simplificado para realizar a clarificação,filtração e desinfecção em águas de superfície e subterrânea, com a implantação de solução alternativa coletiva de abastecimento de água potável em situações especiais e excepcionais, em pequenas comunidades, tais como: moradores da zona rural, pequenas comunidades ribeirinhas, escolas da zona rural, comunidades indígenas, que ainda não contam com abastecimento público.
Imprimir Imprimir

Plano de Atuação da Funasa em Situações de Desastres

O Plano de Atuação da Funasa em Situações de Desastres, instituído por meio da Portaria Funasa nº 7558, de 17 de dezembro de 2018, se propõe ampliar e melhorar os conhecimentos relativos as ações de apoio da Fundação Nacional de Saúde para atendimento de desastres e emergências, contribuindo no planejamento das ações e definição das diretrizes de atuação da instituição neste tipo de problemática que permitam apoiar Estados, Municípios e Distrito Federal, em situação de risco à saúde humana.
Imprimir Imprimir

Protocolo de Atuação da Funasa em Situações de Desastres

O Protocolo de Atuação da Funasa em Situações de Desastres, instituído por meio da Portaria Funasa nº 7559, de 17 de dezembro de 2018, se propõe sistematizar as ações da Fundação Nacional de Saúde estabelecendo os fluxos administrativos e operacionais que buscam a organização, planejamento e execução das atividades voltadas para o atendimento à população exposta às situações causadas por desastres e emergências, contribuindo para o fortalecimento das estratégias da instituição capazes de prevenir e mitigar os impactos negativos relacionados a saúde, de maneira a potencializar a capacidade de resposta frente a estas situações.
Imprimir Imprimir

Programação e Operação da Unidade Móvel de Tratamento de Água de Baixa Turbidez da Funasa (UMTA)

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) vem ampliando sua atuação em situações de desastres naturais ou emergências, e em casos que o sistema de abastecimento de água da localidade esteja comprometido, conforme demanda do Ministério da Saúde e Defesa Civil, contribuindo assim com as ações de prevenção e controle de doenças no País. As estratégias de ação do Ministério da Saúde envolvem além da Funasa, a Secretaria Executiva/SE, a Secretaria de Vigilância em Saúde/SVS, a Secretaria de Assistência à Saúde/SAS e a Secretaria de Ciência, Tecnológica e Insumos Estratégicos/SCTIE.
Imprimir Imprimir

Manual de Controle da Qualidade da Água para Técnicos que Trabalham em ETAS

A presente publicação, intitulada Manual de Controle da Qualidade da Água para Técnicos que Trabalham em ETAS, foi elaborada de forma a cooperar com o fomento e o apoio técnico ao controle da qualidade da água para consumo humano junto às estações de tratamento de água, além de suas dificuldades técnicas e operacionais, como uma das principais ações de saúde ambiental desenvolvidas pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
Imprimir Imprimir

Capacitação em Controle da Qualidade da Água para os Técnicos dos Municípios

O Modelo de saneamento adotado no país nos últimos 40 anos foi caracterizado pela exclusão social e pelo predomínio do enfoque econômico na prestação dos serviços. Esse modelo acentuou a oferta desigual dos serviços entre as regiões geográficas, sendo que as maiores eficiências ainda são encontradas nas regiões norte e nordeste, pelo baixo nível de atendimento da população rural e residente nos municípios de pequeno porte, das áreas periféricas das regiões metropolitanas, e, ainda, pelo baixo atendimento das minorias, onde a Funasa tem contribuído e priorizado com fomento.