Suest/PA recebe visita técnica para apresentação do Salta-Z

Suest/PA recebe visita técnica para apresentação do Salta-Z

Por Assessoria de Comunicação

Publicação: Thu, 10 Aug 2017 15:48:52 -0300

Última modificação: Thu, 10 Aug 2017 15:51:04 -0300

A Superintendência Estadual da Funasa no Pará (Suest/PA), recebeu de 07 a 09 de agosto, uma visita técnica para a apresentação do sistema de Solução Alternativa de Tratamento de Água (Salta Z), aos representantes do Ministério da Saúde e da Organização dos Estados Ibero Americanos. Desenvolvido pela Suest/PA e com o objetivo de atender uma das maiores reivindicações das comunidades ribeirinhas, o Salta Z, é o sistema simplificado de abastecimento de água potável e de qualidade, com baixo custo, fácil manutenção e implantado para suprir as necessidades das populações em diversas dessas comunidades.

 

No primeiro dia foram apresentadas várias palestras sobre o Salta-z, divulgando o histórico de criação, legislação acerca da qualidade da água, considerações técnicas a respeito e mostrando a realidade local das comunidades beneficiadas. No segundo momento foi feito uma visita à comunidade Maracujá (PA), na qual os participantes puderam visualizar uma experiência bem-sucedida do desenvolvimento deste projeto junto à comunidade, seu funcionamento in loco e ouvir o relato da comunidade beneficiada com o tratamento da água e a contribuição da Funasa no desenvolvimento de sua missão.

 

Estiveram presentes no evento os representantes do Ministério da Saúde, Douglas Valletta Luz; o diretor executivo da Funasa, Antônio Arnaldo Alves de Melo; o diretor do Desam, Rômulo Cruz; o representante do Densp, Alberto Venturieri; o representante da Organização dos Estados Ibero Americanos, Leonardo Kazuo dos Santos Serikawa e o superintendente da Suest/PA, Jardel Rodrigues da Silva, além dos técnicos desta superintendência.

 

A Funasa, através da Suest/PA, visa divulgar esta tecnologia simplificada de tratamento de água para consumo humano, a fim de que seja desenvolvido nas demais localidades do Brasil e de outros países, reduzindo custos e dispondo de uma solução perfeitamente factível de se realizar, proporcionando qualidade de vida às populações e executando sua missão com eficácia.