Imprimir Imprimir

Construção participativa de indicadores para avaliação do Programa de Educação Ambiental em Saneamento para pequenos municípios - Caderno 2

Este instrumento de orientacoes metodologicas tem como objetivo contribuir com os processos de avaliacao participativa de programas/projetos de Educacao Ambiental (EA) em saneamento, a partir da construcao, aplicacao e validacao de indicadores.
Imprimir Imprimir

Orientacoes Metodologicas para Programa de Educacao Ambiental em Saneamento para Pequenos Municipios - Caderno 1

Este caderno e resultado da pesquisa Participacao e Mobilizacao Social: Metodologia em Acoes Educativas para o Saneamento Ambiental para Pequenos Municipios, que teve como instituicao financiadora a Fundacao Nacional de Saude (Funasa) por meio do Programa de Pesquisa em Saude e Saneamento. A pesquisa avaliou Projetos de Educacao Ambiental voltados para o saneamento (abastecimento de agua, esgotamento sanitario e residuos solidos) desenvolvidos em 11 municipios do estado da Bahia, no periodo de 2001 a 2007. A avaliacao se deu a partir da analise dos relatorios finais dos projetos desenvolvidos nestes municipios, das observacoes de campo e de entrevistas com os tecnicos que participaram dos projetos e as pessoas beneficiadas com a intervencao educacional em saneamento.
Imprimir Imprimir

Saneamento ambiental, sustentabilidade e permacultura em assentamentos rurais - Algumas práticas e vivências

A presente publicação é o resultado de um esforço conjunto, realizado por pesquisadores, estudantes e moradores de um assentamento rural, visando a produção coletiva e participativa de habitação e de estruturas de saneamento ambiental. Este esforço visou, por um lado, a melhoria da qualidade de vida da própria comunidade assentada e, por outro, a geração de conhecimento acessível à população em geral, com ênfase em segmentos cujos direitos têm sido historicamente negados. Simultaneamente, destina-se à formação de pessoas, tanto estudantes de graduação e pós-graduação, quanto profissionais já atuantes na área.
Imprimir Imprimir

Manual de Boas Práticas e Disposição do Lodo Acumulado em Filtros Plantados com Macrófitas e Desinfecção por Processo Térmico

Este material bibliográfico Operação e Manutenção de tanque sépticos Lodo, manual de boas práticas e disposição do lodo acumulado em filtros plantados com macrófitas e desinfecção de lodo por processo térmico, é um dos produtos finais do projeto de pesquisa Alternativas de gerenciamento seguro de lodos de esgoto sob a ótica do saneamento descentralizado, enquadrado na área temática Esgotamento Sanitário, linha de pesquisa Esgoto 1, edital de convocação nº. 01/2007 do Ministério da Saúde Fundação Nacional da Saúde (Funasa).
Imprimir Imprimir

Programa de Pesquisa em Saúde e Saneamento

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), vinculada ao Ministério da Saúde desenvolve há muitos anos ações de saúde pública e, tem como missão: promover a saúde pública e a inclusão social por meio de ações de saneamento e saúde ambiental.
Imprimir Imprimir

7º Caderno de Pesquisa em Engenharia de Saúde Pública

O Caderno de Pesquisas nº 7 apresenta os resumos executivos de seis pesquisas financiadas pela Funasa. Esta publicação contém pesquisas nas áreas de abastecimento de água, esgotamento sanitário e gestão em engenharia de saúde pública resultados do Edital de Convocação nº 01 de 2003 e do Edital de 2007, relevantes para a gestão do saneamento básico em áreas estratégicas que contribuem na promoção da saúde pública. Consoante com a Lei 11.445/2007, com ênfase no princípio da universalização, as pesquisas foram norteadas pela investigação de tecnologias aplicadas a pequenas comunidades, de fácil aplicabilidade, baixo custo de implantação, operação e manutenção e com aplicação imediata ou em curto prazo.
Imprimir Imprimir

6º Caderno de Pesquisa em Engenharia de Saúde Pública

A Fundação Nacional de Saúde Funasa, fundação pública vinculada ao Ministério da Saúde, realiza ações de saneamento ambiental para os municípios brasileiros de até 50.000 habitantes, promovendo a saúde pública e a inclusão social, com excelência de gestão, em consonância com o Sistema Único de Saúde SUS e com as metas do milênio. Atualmente, integra a linha de ação de investimentos em infraestrutura social e urbana do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), contemplando ações em saneamento.
Imprimir Imprimir

Diretrizes Internas para Apresentação deDiretrizes Internas para Apresentação de Relatório Técnico-Científico Relatório Técnico-Científico

A Coordenação de Desenvolvimento Tecnológico em Engenharia Sanitária (Codet), da Coordenação-Geral de Cooperação Técnica em Saneamento (Cgcot), do Departamento de Engenharia de Saúde Pública (Densp) é responsável pelo Programa de Pesquisa em Saúde e Saneamento, implantado pela Funasa no ano 2000.
Imprimir Imprimir

Programa Pesquisa em Saúde Pública

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), vinculada ao Ministério da Saúde desenvolve há muitos anos ações de saúde pública e, tem como missão: realizar ações de saneamento ambiental em todos os municípios brasileiros e de atenção à saúde indígena, promovendo a saúde pública e a inclusão social, com excelência de gestão, em consonância com o Sistema Único de Saúde SUS e com as metas de desenvolvimento do milênio.
Imprimir Imprimir

5º Caderno de Pesquisa em Engenharia de Saúde Pública

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), fundação pública vinculada ao Ministério da Saúde, tem como missão realizar ações de saneamento ambiental em todos os municípios brasileiros e de atenção à saúde indígena, promovendo a saúde pública e a inclusão social, com excelência de gestão, em consonância com o Sistema Único de Saúde (SUS) e com as metas do milênio. Atualmente, integra a linha de ação de investimentos em infraestrutura social e urbana do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), contemplando ações em saneamento.