Voltar

A SALTA-z instalada em Abaetetuba (PA) recebe premiação no MuniCiência

A SALTA-z instalada em Abaetetuba (PA) recebe premiação no MuniCiência

Alcides Negrão teve a iniciativa de inscrever a solução na premiação após, por concessão da Funasa, aplicá-la na comunidade ribeirinha de Maracapucu Caría
Por Assessoria de Comunicação

Publicação: Thu, 24 May 2018 15:29:00 -0300

Última modificação: Thu, 24 May 2018 15:49:01 -0300

Comunidade do Rio Sapucajuba (município de Abaetetuba) também recebeu a SALTA-z.

Foto: Divulgação prefeitura de Abaetetuba.

O prêmio MuniCiência Ciclo 2017-2018, uma iniciativa da Confederação Nacional de Municípios e do Projeto UniverCidades, conferiu reconhecimento a cinco projetos adotados por prefeitos de municípios brasileiros nesta quarta-feira, 24, em Brasília. A Solução simplificada de abastecimento de água - SALTA-z, inscrita no prêmio pelo prefeito de Abaetetuba (PA) Alcides Negrão, foi contemplada na quarta colocação entre os 15 finalistas da premiação.

Alcides Negrão teve a iniciativa de inscrever a solução na premiação após, por concessão da Funasa, aplicá-la na comunidade ribeirinha de Maracapucu Caría. Hoje, a SALTA-z atende cerca de 500 residências na comunidade e está sendo expandida para 72 ilhas locais. Devido à Solução, os moradores por ela beneficiados, não manifestaram novos casos de doenças causadas pela água contaminada, como Diarreia, Hepatite A e Febre Tifoide.

Estamos muito felizes com essa premiação. A SALTA-z foi uma saída extremamente positiva, uma alternativa para o tratamento de água para mais de 40 mil habitantes que fazem parte desse arquipélago de 72 ilhas. A Funasa já vai disponibilizar novos filtros para Abaetetuba e, juntos, vamos garantir a melhoria da qualidade de vida local, frisou o prefeito.

Os cinco premiados pelo MuniCiência ainda receberão a visita de representantes do UniverCidades e CNM (Confederação Nacional dos Municípios) para a elaboração dos guias de reaplicação. As inspeções acontecerão de junho a agosto e, no segundo semestre deste ano, os contemplados também participarão de uma visita técnica internacional para intercâmbio de experiências, além de um seminário Nacional em outubro.


Destaques