Voltar

Começa o I Ciesa em Belém do Pará

Começa o I Ciesa em Belém do Pará

I Congresso Internacional de Engenharia da Saúde Pública e Saúde Ambiental da Funasa - I Ciesa inicia com poesia de Cordel ênfase em novas tecnologias
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Tue, 28 Nov 2017 10:31:07 -0300

Última modificação: Tue, 28 Nov 2017 16:18:59 -0300

Paulo Nó Cego, servidor da casa, recitando poesia de Cordel de sua autoria

Foto: Edmar Chaperman

O pontapé inicial para a jornada do I Congresso Internacional de Engenharia de Saúde Pública e Saúde Ambiental da Funasa - I Ciesa foi dado ontem, 26, com a abertura do evento no Hangar - Centro de Convenções e Feira da Amazônia, em Belém no estado do Pará. Com o desafio de discutir o saneamento e a saúde ambiental, numa troca de experiências técnico-científica, a Fundação Nacional de Saúde - Funasa busca aprimorar seu conhecimento, de quase 75 anos, em saneamento básico.

Num resgate à cultura nordestina e à trajetória da Funasa, Paulo Nó Cego, servidor da casa, recitou uma poesia de Cordel relembrando toda a história da Funasa, logo após o recital, com a primeira fala da mesa de abertura, o presidente da Funasa, Rodrigo Sergio Dias, ressaltou a importância de tecnologias efetivas e de baixo custo que atendem a população com eficácia, como a Solução Alternativa Simplificada de Tratamento de Água - Salta-Z, criada pelos servidores da Funasa, Eládio Braga e João Nunes Monteiro. "A Salta-Z pode se tornar um de todos os outros programas da nossa instituição que sempre foram tão importantes para toda a saúde pública do nosso país", disse o presidente.

Reforçando a importância da Salta-Z, o diretor-executivo, Antonio Arnaldo Alves de Melo, falou sobre o desafio em levar água potável para a população paraense e como a Salta-Z pode ser um aliado nessa empreitada. "É um desafio imenso, de um estado gigante de águas e dificuldades de saneamento, e aí aparece alguém com a inspiração de criar um projeto tão simples, mas tão importante como o Salta-Z, sistema alternativo onde nós haveremos de levar água de qualidade potável para centenas de milhares de brasileiros desse nosso Nordeste, desse Brasil".

Também tiveram a palavra os diretores de Engenharia de Saúde Pública, Ruy Gomide, e de Saúde Ambiental, Angela da Costa, além do reitor da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA; do anfitrião da casa, superintendente estadual no Pará, Giovani Aguiar e do deputado federal, Chapadinha.

I Ciesa

Dividido em quatro eixos temáticos: "Mudanças Climáticas e Objetivos Do Desenvolvimento Sustentável: responsabilidades, interfaces e perspectivas; Gestão das Ações de Saneamento e Saúde Ambiental: melhorar o urbano e avançar o rural; Controle Social: responsabilidade de todos; Desenvolvimento Tecnológico e Inovações: como incorporá-las?", as discussões vão até quinta-feira, 30, e no encerramento do evento serão oferecidas visitas técnicas aos participantes.

Para baixar A Trajetória da Funasa em Cordel clique aqui

Acesse as fotos do 1º dia de evento clique aqui


Destaques