Conexidades: Funasa esclarece prefeitos e vereadores sobre convênios

Conexidades: Funasa esclarece prefeitos e vereadores sobre convênios

Palestra de coordenadora da Funasa aborda os trâmites necessários para municípios financiarem obras de saneamento e ações de saúde ambiental
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Thu, 10 May 2018 17:25:48 -0300

Última modificação: Wed, 16 May 2018 11:24:03 -0300

Lilian Capinam no 1º Conexidades falando sobre convênios

Foto: Álvaro Costa

Com o tema "O Limite do Município  e  os  Recursos  Federais :  Funasa  x  Ministério  das  Cidades",  a coordenadora-geral dos Convênios e especialista em Planejamento, Orçamento e Gestão Pública da Funasa Lilian Capinam mostrou a representantes de vários municípios quais são as ações passíveis de financiamento, fluxo de celebração e requisitos para conseguir aprovar recursos para ações de saneamento e saúde ambiental. A explanação da coordenadora foi importante para o esclarecimento de prefeitos e vereadores sobre como criar e encaminhar projetos para ações de saneamento e saúde ambiental em seus municípios.

Lilian apresentou as ações da Funasa e as competências do Departamento de Engenharia de Saúde Pública (Densp) e Departamento de Saúde Ambiental (Desam) e mostrou como é feita a celebração de instrumentos, a evolução na celebração de convênios e elogiou a atual gestão. "Em 2017 é o ano que Rodrigo assumiu a Presidência da Funasa, um jovem que eu digo que é um empreendedor público porque nós saltamos de 363 celebrações, em 2015, para 2715, no exercício de 2017", disse.

O superintendente estadual de São Paulo Ricardo Gomes elogiou o trabalho da coordenadora de Convênios no estado e disse que a Fundação estava muito bem representada por ela. "Se São Paulo teve agora um dos maiores convênios liberados pela Funasa, eu devo isso a Lilian. Muito obrigado".

Ainda, presidindo a mesa, o prefeito do Município de Cordeirópolis/SP, José Adinan, falou sobre o trabalho da Fundação na região paulista. "Dos 645 municípios, 519 municípios de pequeno porte são atendidos pela Funasa e tem alguns assuntos muito específicos. A Funasa tem uma boa política de capilaridade de recursos. Nós temos o maior convênio da Funasa que é o convênio de R$ 12 milhões para a construção de uma Estação de Tratamento de Água (ETA)", relatou Adinan.

O coordenador-geral da Associação de Prefeitos de São Paulo (APSP) Edson Ávallos, frisou a importância do trabalho da Funasa devido a carência dos municípios de pequeno porte em obter informações e formular projetos. "Para nós, da APSP, é importantíssima essa aproximação, essa parceria da Funasa porque há uma dificuldade muito grande dos municípios em entender como funcionam determinados setores do governo federal. A vinda de técnicos da Funasa, do superintendente de São Paulo e da coordenadora, que veio falar de convênios, foi muito importante. Esclarecedor para nós municípios, prefeitos e secretários", afirmou Ávallos.

Na abertura do evento estiveram presentes: o secretário-executivo do Ministério das Cidades, Gilmar Souza Santos; da coordenadora-geral dos Convênios e especialista em Planejamento, Orçamento e Gestão Pública da Funasa, Lilian Capinam; do prefeito do município de Cordeirópolis e presidente da Associação dos Municípios de Pequeno Porte, José Adinan Ortolan; da diretora regional do Programa Cidades do Pacto Global da ONU para o Brasil, Patrícia Iglecias; do residente do Parlamento da Mogiana Delloro Serafim; e do presidente da Câmara Municipal de Ubatuba, Sílvio Brandão.


Destaques