Voltar

Congresso de Agroecologia em Brasília tem Saneamento Rural na programação

Congresso de Agroecologia em Brasília tem Saneamento Rural na programação

Com mesas redondas, painéis e palestras, num nível técnico e político o evento traz discussões sobre ciência, produção e comercialização no campo da Agroecologia, no Brasil e na América Latina.
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Fri, 15 Sep 2017 10:07:36 -0300

Última modificação: Fri, 15 Sep 2017 17:05:03 -0300

Tendas da Funasa no Congresso de Agroecologia, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães

Foto: Alfredo Machado/Densp/Funasa

No período de 12 a 15 de setembro está acontecendo em Brasília, o VI Congresso Latino-americano de Agroecologia, o X Congresso Brasileiro de Agroecologia e o V Seminário de Agroecologia do Distrito Federal e Entorno. O local escolhido para sediar o encontro foi o Centro de Convenções Ulysses Guimarães, nos dias em que se comemora a Semana do Cerrado.

Com mesas redondas, painéis e palestras, num nível técnico e político o evento traz discussões sobre ciência, produção e comercialização no campo da Agroecologia, no Brasil e na América Latina.

Além dessas atividades, o congresso oferece o "Caminhos do Saber" aberto ao público e sem necessidade de inscrição. Nesta ação, os participantes podem compartilhar atividades práticas, experiências, depoimentos, debates, diálogos e rodas de conversa.

Tendas montadas no Centro de Convenções Ulysses Guimarães

Contribuindo com a experiência em Saúde Ambiental e Engenharia de Saúde Pública, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) participa apresentando o Programa Nacional de Saneamento Rural (PNSR) em duas rodas de conversa: na Tenda Tecnologias Sociais e na Tenda Dona Flor - sobre saúde. Nas rodas de conversa, representantes da Funasa e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) dialogaram com agricultores e representantes de órgãos de governo e de movimentos sociais sobre o desenvolvimento do Programa. 

Programa Nacional do Saneamento Rural (PNSR) 

Sendo realizado por meio de uma parceria entre a Funasa com a UFMG, o PNSR tem como objetivo promover o desenvolvimento de ações de saneamento básico em áreas rurais, com vistas à universalização do acesso, por meio de estratégias que garantam a equidade, a integralidade, a intersetorialidade, a sustentabilidade dos serviços implantados, e a educação e participação social. 

Iniciada em 2015, a elaboração do Programa tem a previsão de ser concluída até início de 2018. 

Técnicos da Funasa participam do Congresso de AgroecologiaDe acordo com o integrante do grupo que está construindo o PNSR e técnico da Funasa, Bernardo Aleixo, o esclarecimento do que seja saneamento é fundamental, para que a população perceba que saneamento abarca ações de abastecimento de água, de esgotamento sanitário, de manejo de resíduos sólidos e de manejo de águas pluviais. " Muitas práticas de agroecologia já incorporam vários aspectos de saneamento, mas a população nem sempre as identifica como tais" , explicou Bernardo. 


Destaques