Voltar

Expedição SALTA-z em RR

Expedição SALTA-z em RR

Durante 20 dias, equipamentos são instalados após capacitação de membros locais. Serão mais de mil pessoas beneficiadas pela SALTA-z na região do Baixo Rio Branco
Por Daniel Ribeiro

Publicação: Fri, 14 Dec 2018 18:12:01 -0300

Última modificação: Fri, 14 Dec 2018 18:12:51 -0300

Comunidade ribeirinha beneficiada com a SALTA-z

Foto: Suest/RR

Desde o dia 28 de novembro, comunidades ribeirinhas de Roraima da região do Baixo Rio Branco passaram a receber a Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água para Consumo Humano (SALTA-z). Ao final da ação de implementação, 217 famílias serão beneficiadas pelo equipamento fornecido pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), totalizando 1.148 pessoas.

A expedição, que tem previsão de encerrar na próxima terça-feira (18/12), foi formada por 15 membros dos municípios de Rorainópolis, Caracaraí e Funasa; e percorreu dez comunidades, de dois municípios: Itaquera, Samaúma, Santa Maria Velha, Remanso, Nova Vista e Floresta, do município de Rorainópolis; Sacaí, Terra Preta, Panacarica e Canauini, da comunidade de Caracaraí. Mas a dificuldade em acessar as comunidades dificultou a implementação total dos equipamentos. Metade foi instalada nas comunidades ribeirinhas.

Para o superintendente de Roraima Douglas Maia da Silva, pequenas peças impediram a instalação imediata pela equipe. "Até agora, cumprimos 50% da meta prevista, mas deixamos em todas as comunidades os materiais necessários à instalação, bem como, as orientações técnicas no tocante aos castelos (estrutura dos equipamentos) que serão executados pelos moradores. Foram poucas peças que faltaram, mas porcas e parafusos fazem muita falta nessas comunidades. Na próxima etapa, as equipes dos municípios finalizarão as instalações", disse.

O projeto prevê o envolvimento das comunidades com a capacitação de representantes pelas comunidades para o manuseio dos produtos para o tratamento da água. É um sistema sustentável, de baixo custo, eficiente e eficaz que transforma água imprópria para o consumo em água com níveis estabelecidos pelo Ministério da Saúde. "Nós vimos crianças bebendo água turva, imprópria para o consumo, na escola. Mas agora elas beberão água de boa qualidade, limpa, de acordo com os níveis de potabilidade", ressaltou Douglas.

Fonte: Coordenação de Comunicação Social

Destaques