Funasa anuncia ajuda a municípios atingidos por enchentes em Mato Grosso do Sul

Funasa anuncia ajuda a municípios atingidos por enchentes em Mato Grosso do Sul

Aquidauana receberá unidade de controle da água para análise das águas das zonas alagadas
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Wed, 07 Mar 2018 15:13:12 -0300

Última modificação: Thu, 08 Mar 2018 15:51:00 -0300

Unidade Móvel de Controle da Qualidade da Água - UMCQA

Foto: Edmar Chaperman

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por meio da Superintendência Estadual da em Mato Grosso do Sul (Suest/MS), participou no dia 26 de fevereiro, em Aquidauana, município localizado a 118 km da capital Campo Grande, de reunião sobre as medidas emergenciais de socorro às vítimas da cheia do Rio Aquidauana, devido às chuvas intensas.

Em uma das maiores cheias já registradas, o nível do Rio Aquidauana subiu cerca de 10 metros em menos de 24 horas após um temporal ocorrido no dia 20, deixando famílias desabrigadas e um rastro de destruição. O prefeito Odilon Ribeiro decretou situação de emergência e a cidade recebeu apoio do Exército, além de diversas instituições que promoveram ações sociais em ajuda aos moradores afetados.

Entre as ações divulgadas pelas entidades envolvidas nessa situação emergencial, estão os cuidados em relação a possíveis contaminações da água, alimentos e orientações às famílias atingidas pela enchente.

Devido à essa situação na região, a população corre riscos de contaminações e com o objetivo de evitar essas doenças, fornecendo água potável de qualidade, a Suest/MS irá disponibilizar o seu laboratório móvel para análise da água das localidades, onde desenvolverá ações de exame bacteriológico na região atingida pela enchente, com o objetivo de agilizar os serviços de análises, evitando o envio das amostras para diagnósticos na capital. Com o laboratório disponibilizado pela Funasa os resultados podem ser obtidos na própria localidade.

De acordo com a Suest/MS, a Unidade Móvel de Controle da Qualidade da Água (UMCQA) fará um monitoramento das águas nos assentamentos rurais e comunidades tradicionais afetadas pelas chuvas dos municípios em estado de calamidade. ¿Além disso, a Fundação irá fazer um trabalho educativo junto aos desabrigados em Aquidauana, Anastácio e Miranda sobre doenças de veiculações hídricas, como leptospirose, febre tifóide, hepatite A, entre outras¿, afirma o técnico em Saúde Ambiental da Funasa, Bento Machado.

¿Colocamos a Funasa à disposição tanto de Aquidauana quanto de Anastácio e de todos os municípios que necessitarem de nosso apoio durante essa situação desastrosa¿, ressaltou o superintendente estadual Marco Aurélio Santullo.

Além da Funasa, prefeituras municipais, representantes estaduais, o ministro Carlos Marun, deputados, vereadores, representantes de entidades e técnicos participaram da reunião que aconteceu na Câmara dos Vereadores de Aquidauana.

Fonte: Com informações de opantaneiro.com.br

Destaques