Funasa apresenta ações nos Diálogos SIRWASH

Funasa apresenta ações nos Diálogos SIRWASH

Encontro reuniu entidades da América Latina para troca de experiências voltadas às prestações de serviços e acesso ao saneamento básico
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Thu, 23 Jun 2022 18:40:25 -0300

Última modificação: Thu, 23 Jun 2022 18:52:10 -0300

Funasa participa do evento que reuniu diversas entidades da América Latina para discutir pautas relacionadas as políticas ligadas ao saneamento básico, os avanços e desafios na implementação de ações, a atuação nas áreas rurais, dentre outros assuntos

Foto: Divulgação/Diálogos Sirwash

Nesta quinta-feira (23/6), a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) participou do evento Diálogos SIRWASH, realizado no Peru. A iniciativa é uma parceria com entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Agência Suíça para o Desenvolvimento e Cooperação (COSUDE) e reuniu diversas entidades da América Latina para discutir pautas relacionadas as políticas ligadas ao saneamento básico, os avanços e desafios na implementação de ações, a atuação nas áreas rurais, dentre outros assuntos.

Na ocasião, a instituição foi representada por Érika Stefane de Oliveira Salustiano, coordenadora de Água e Esgoto, do Departamento de Engenharia de Saúde Pública (Densp) e Paulo Roberto de Souza, chefe de Gabinete.

O Painel 3, realizado às 13h (horário de Brasília), abordou os "Avanços e desafios na implementação de políticas e programas para serviços rurais de água, saneamento e higiene", Érika falou casos de sucesso na implementação de políticas públicas de saneamento no Brasil: o Sisar, no Ceará, e a Central, na Bahia. "O Sisar teve um investimento muito grande por parte do próprio estado do Ceará, bem como um aporte significativo financeiro via empréstimo. Mas, novamente, com a questão da diversidade do país, com populações de realidades muito distintas, mas a gente está tendo muitos estados que estão seguindo este exemplo, conseguindo implementar, de maneira adequada, à sua própria realidade. Além disso, a implementação dos dois programas foram base para a formulação do PSBR. A gente vê que muitos estados vão ter que buscar uma autonomia e uma metodologia que realmente seja a realidade da sua população e que atenda, da melhor maneira, essa realidade para que o saneamento realmente chegue às populações de maneira correta", afirmou Érika.  

Em seguida, às 16h (horário de Brasília, o chefe de gabinete da Presidência da Funasa, Paulo Roberto de Souza, explicou o papel da entidade frente aos desafios na prestação de serviços de saneamento e saúde ambiental, destacando as parcerias firmadas com outros órgãos internacionais, no Painel 5. O gestor apresentou um vídeo institucional da fundação, que expõe, de forma lúdica, as atividades e a importância da Funasa para progressão do saneamento rural e urbano no Brasil.

Para Paulo, a fundação tem muito a oferecer à população e, com as parcerias internacionais, será possível otimizar as ações oferecida às comunidades mais carentes. "O conhecimento gerado junto a outros países nos ajuda no cumprimento das ações e na melhoria dos serviços de saneamento básico. Assim, fortalecemos a instituição e articulamos junto à órgãos estrangeiros para progredir em nossas atividades. Deste modo, a Funasa vai trabalhando firme e forte todos os dias, oferecendo mais a quem menos tem e melhorando a qualidade de vida de milhares de brasileiros", ressaltou.

Durante a reunião, o dirigente também teve a oportunidade de apresentar um vídeo, sobre o programa de saneamento para pessoas do campo, quilombos, áreas rurais entre outros aqueles que não tem condições, completa que existe muitos desafios a serem vencidos, cita também sobre alcançarmos a meta até 2038.

Além da Funasa, estiveram presentes membros do Ministério da Habitação, Construção e Saneamento (MVCS) do Peru, da Africa Water Facility (AWF), do BID, e outras entidades.


Destaques