Voltar

Funasa apresenta uma solução para a redução dos casos de cólera no Haiti

Funasa apresenta uma solução para a redução dos casos de cólera no Haiti

A Funasa foi ao Haiti com o objetivo de oferecer tecnologia de tratamento de água que vai proporcionar aos haitianos uma água adequada para o consumo humano
Por Assessoria de Comunicação

Publicação: Tue, 05 Sep 2017 18:37:15 -0300

Última modificação: Wed, 06 Sep 2017 14:54:18 -0300

Visita técnica ao hospital comunitário Zilda Arns construído pela cooperação trilateral Brasil, Cuba e Haiti

A convite do Ministério da Saúde (MS) e com o propósito de apresentar a Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água (Salta-z) e as ações da Funasa, o diretor do Departamento de Saúde Ambiental (DESAM), Rômulo Henrique e a coordenadora da Cooperação Técnica Internacional (COTEC), Michelle Rodrigues, estiveram entre os dias 26 de agosto e 1° de setembro em Porto Príncipe, no Haiti.

Durante a visita, aconteceu uma reunião tripartite, onde foi apresentado as ações da Funasa e principalmente o Salta-Z. O encontro contou com dois representantes do governo haitiano, representantes do Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) e do governo de Cuba; a doutora Ana Wanzeler, do Departamento de Economia e Saúde (MS) e Marcos Rodopiano, representando o Ministro da Saúde Ricardo Barros, além dos técnicos do respectivo órgão. 

"Foi uma missão de apresentação das ações da Funasa, mas eu acredito que a gente tenha uma cooperação futuramente. O próximo passo agora é levar para o presidente para ver se realmente há interesse e assim, articular com o Ministério da Saúde o desenvolvimento do Salta-Z para o Haiti", disse Michelle.

Os representantes da Funasa se encontraram com a Ministra da Saúde do Haiti, Daphnée Delsoin, que recebeu o projeto Salta-Z e disse que irá levar para o Primeiro Ministro, possibilitando a continuidade da tratativa com o governo haitiano. "Isso é importante para fortalecer não só a nossa cooperação, mas a saúde do povo haitiano e as relações de todos os lados", completou Michelle.

O sistema Salta-Z é uma tecnologia de fácil aplicabilidade, baixo custo de implantação e manutenção simplificada, que faz uso de filtros e dosadores de construção. Com montagem artesanal, é fácil de operar e apresenta resultados da água compatível aos padrões de potabilidade estabelecidos pela Portaria nº 2.914/11, do Ministério da Saúde.

O MS leva uma missão de acompanhar os hospitais construídos pelo órgão brasileiro no Haiti. Ao terem conhecimento do Salta-Z, convidaram a Funasa para apresentar o projeto com o objetivo de trazer benefícios aquela população, além de levar as ações da Funasa internacionalmente. Lá, a comitiva visitou hospitais como o Centro de Reabilitação de Porto Príncipe e o hospital Zilda Arns que foi reinaugurado recentemente.


Destaques