Pular para o conteúdo

Notícias

Voltar

Funasa apresenta uma solução para a redução dos casos de cólera no Haiti

Funasa apresenta uma solução para a redução dos casos de cólera no Haiti

A Funasa foi ao Haiti com o objetivo de oferecer tecnologia de tratamento de água que vai proporcionar aos haitianos uma água adequada para o consumo humano
Por Assessoria de Comunicação

Publicação: Tue, 05 Sep 2017 18:37:15 -0300

Última modificação: Wed, 06 Sep 2017 14:54:18 -0300

Visita técnica ao hospital comunitário Zilda Arns construído pela cooperação trilateral Brasil, Cuba e Haiti

A convite do Ministério da Saúde (MS) e com o propósito de apresentar a Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água (Salta-z) e as ações da Funasa, o diretor do Departamento de Saúde Ambiental (DESAM), Rômulo Henrique e a coordenadora da Cooperação Técnica Internacional (COTEC), Michelle Rodrigues, estiveram entre os dias 26 de agosto e 1° de setembro em Porto Príncipe, no Haiti.

Durante a visita, aconteceu uma reunião tripartite, onde foi apresentado as ações da Funasa e principalmente o Salta-Z. O encontro contou com dois representantes do governo haitiano, representantes do Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) e do governo de Cuba; a doutora Ana Wanzeler, do Departamento de Economia e Saúde (MS) e Marcos Rodopiano, representando o Ministro da Saúde Ricardo Barros, além dos técnicos do respectivo órgão. 

"Foi uma missão de apresentação das ações da Funasa, mas eu acredito que a gente tenha uma cooperação futuramente. O próximo passo agora é levar para o presidente para ver se realmente há interesse e assim, articular com o Ministério da Saúde o desenvolvimento do Salta-Z para o Haiti", disse Michelle.

Os representantes da Funasa se encontraram com a Ministra da Saúde do Haiti, Daphnée Delsoin, que recebeu o projeto Salta-Z e disse que irá levar para o Primeiro Ministro, possibilitando a continuidade da tratativa com o governo haitiano. "Isso é importante para fortalecer não só a nossa cooperação, mas a saúde do povo haitiano e as relações de todos os lados", completou Michelle.

O sistema Salta-Z é uma tecnologia de fácil aplicabilidade, baixo custo de implantação e manutenção simplificada, que faz uso de filtros e dosadores de construção. Com montagem artesanal, é fácil de operar e apresenta resultados da água compatível aos padrões de potabilidade estabelecidos pela Portaria nº 2.914/11, do Ministério da Saúde.

O MS leva uma missão de acompanhar os hospitais construídos pelo órgão brasileiro no Haiti. Ao terem conhecimento do Salta-Z, convidaram a Funasa para apresentar o projeto com o objetivo de trazer benefícios aquela população, além de levar as ações da Funasa internacionalmente. Lá, a comitiva visitou hospitais como o Centro de Reabilitação de Porto Príncipe e o hospital Zilda Arns que foi reinaugurado recentemente.


Inscrições abertas para oficina de saneamento em Belém

Inscrições abertas para oficina de saneamento em Belém

A Assemae e a Funasa dão sequência à realização das oficinas sobre a Criação e Estruturação de Serviços Municipais e Intermunicipais de Saneamento Básico.

Paraná publica Portaria de seleção para apoio à PMSB

Paraná publica Portaria de seleção para apoio à PMSB

Municípios paraenses interessados em apoio para elaboração de PMSB já podem encaminhar suas propostas

Salta-z é selecionado para concorrer prêmio Municiência

Salta-z é selecionado para concorrer prêmio Municiência

Município de Abaetetuba se inscreve com a tecnologia Salta-z e é selecionado para concorrer prêmio de experiência inovadora

Funasa celebra TED com IBICT

Funasa celebra TED com IBICT

Funasa celebra Termo de Execução Descentralizada (TED) com Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) com objetivo proporcionar à população da Amazônia Legal o uso de tecnologia e informação

Destaques