Voltar

Funasa participa de encerramento do Projeto ProteGEEr

Funasa participa de encerramento do Projeto ProteGEEr

Evento reuniu várias entidades para finalizar etapa de iniciativa que busca revolucionar os resíduos sólidos no Brasil
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Tue, 29 Nov 2022 18:13:04 -0300

Última modificação: Tue, 24 Jan 2023 13:18:30 -0300

Representante da Funasa durante sua apresentação

Foto: Lucca Decia/Funasa

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) participou, nesta terça-feira (29/11), da Cerimônia de Encerramento do "Projeto de Cooperação para Proteção do Clima na Gestão de Resíduos Solidos Urbanos (ProteGEEr)", realizado em Brasília, pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), em parceria com a Deutsche Geselschaft fur Internationale Zusammenarbeit (GIZ). Na ocasião, a Funasa foi representada pela procuradora-chefe, Fernanda Moraes, que compôs uma das mesas de debate sobre a gestão sustentável integrada aos resíduos sólidos urbanos (RSU) para dialogar sobre a preservação de recursos naturais e a redução do uso de energia e emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE).

Em sua apresentação, a procuradora-chefe da fundação pôde expor os avanços no manejo e nas politicas de RSU executadas pela Funasa, que foi o tema central do primeiro painel no qual participou. Além disso, Fernanda também destacou a atuação da instituição na nas políticas públicas de resíduos sólidos com vistas à reciclagem, as mudanças climáticas e o saneamento básico em áreas rurais e urbanas.

"Nós atuamos nos quatro eixos do saneamento - água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem - em 83% dos municípios brasileiros. Deste ponto de vista, a Funasa atua fortemente com a reciclagem junto às associações e cooperativas de catadores, nos colocando como um dos protagonistas dessa politica pública. Com isso, trazemos beneficios ao desenvolvimento sustentável e ao interese social na cadeia produtiva", ressaltou.

Ao longo do evento, outros assuntos ligados ao saneamento e ao RSU, que envolviam o ProteGEEr e seu legado, também foram tratados, demonstrando os avanços na área de resíduos sólidos em nível local, os multiplicadores da ação, e várias outras atividades.

De acordo com o secretário Nacional de Saneamento do MDR, Pedro Maranhão, ter a fundação como parceira agrega, de maneira significativa, os debates e atuações do Governo Federal, principalmente por prestar serviços que garantem acesso à saúde pública. "A Funasa já é uma companheira de muitos debates e estivemos em vários lugares discutindo sobre resíduos sólidos. Ela tem um papel fundamental quando o assunto é saneamento básico, principalmente por estar ligada à saúde e ter projetos que salvam vidas", enfatizou.

Além da Funasa, estiveram presentes entes como: o Ministério da Economia (ME), a embaixada da Alemanha, a Secretaria de Empreendedorismo e Inovação (Sempi), dentre outros.

O que é o ProteGEEr

O ProteGEEr é uma cooperação técnica entre o Brasil e a Alemanha que busca promover uma gestão sustentável e integrada de resíduos sólidos urbanos. Implementado pela Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, ele contribui na integração das agendas de clima e resíduos em 13 instrumentos públicos, dentre eles o Plano Nacional de Saneamento Básico e o apoio na implementação do Marco Legal do Saneamento, utilizando mecanismos de cobrança e formação de consórcios intermunicipais.

Para assistir a íntegra do evento, clique aqui.


Destaques