Voltar

Funasa participa de workshop sobre desafios do saneamento municipal

Funasa participa de workshop sobre desafios do saneamento municipal

Promovido pela Assemae, evento contou com participação de entidades para discutir as melhorias nas políticas públicas do saneamento básico e a garantia da saúde pública no Brasil
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Fri, 02 Dec 2022 11:40:03 -0300

Última modificação: Tue, 24 Jan 2023 13:17:30 -0300

Participantes da mesa de abertura do evento

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) participou, nos dias 22 e 23/11, do workshop "Desafios do Saneamento Municipal", realizado pela Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), em Brasília. Na ocasião, a Funasa foi representada pela procuradora-chefe, Fernanda Moraes, que discutiu sobre as perspectivas do saneamento no Brasil junto às entidades como a Agência Nacional da Água (ANA), o Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico do Sul de Minas e da Zona da Mata (Cisab), dentre outras.

Na abertura do evento, também estiveram presentes o presidente da Assemae, Rodopiano Marques, a presidente da ANA, Verônica Sánchez, e diversas autoridades, que, após as boas-vindas, debateram o panorama do saneamento básico no Brasil, contribuindo com questões significativas acerca dos desafios do serviço no país. "Esperamos que todos saiam daqui com novas ideias e, para isso, nada melhor também que reciclar o conhecimento. As experiências de êxito do Brasil estão presentes aqui", ressaltou Rodopiano.

O primeiro painel do encontro trouxe perspectivas do saneamento básico e contou com a participação da procuradora-chefe da fundação, que acentuou o compromisso da instituição em promover a saúde e ampliou a discussão ao reforçar a importância do saneamento rural como um passo fundamental na universalização do serviço no Brasil.

Já no período da tarde, a bancada o foco foi o planejamento estratégico aplicado ao saneamento público, mostrando estruturas, ferramentas e metodologias utilizadas para organizar os problemas e demandas por ordem de prioridade, além de apresentar alguns pilares de atuação voltados ao tratamento de água, esgoto, águas pluviais, resíduos sólidos e sustentabilidade.

Para o técnico da Funasa, Eládio Braga, o evento em si trouxe a própria essência da instituição, que é apoiar os municípios com ações de saneamento e promover a saúde pública. "A Funasa trabalha dentro da sua missão, com o objetivo de atingir exatamente as pessoas mais necessitadas. Para isso, parcerias com outras entidades é fundamental, pois juntos buscamos oferecer mais qualidade de vida das pessoas", destacou.


Destaques