Funasa realiza capacitação e instalação de SALTA-z em Curuá, no Pará

Funasa realiza capacitação e instalação de SALTA-z em Curuá, no Pará

Até setembro deste ano, os 365 habitantes de Curuá passarão a consumir água tratada e de qualidade, reduzindo os altos índices de doenças de veiculação hídrica no município
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Mon, 26 Jul 2021 17:30:14 -0300

Última modificação: Mon, 26 Jul 2021 17:55:59 -0300

Oficina de capacitação para operacionalização da SALTA-z.

Foto: Sesam/Suest/PA

Entre os dias 12 a 20 de julho, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por meio da Superintendência Estadual da Funasa no Pará (Suest/PA), realizou a capacitação e instalação de uma unidade da Solução Alternativa Simplificada de Tratamento de Água com Zeólita (SALTA-z), para viabilizar o acesso a água tratada na comunidade Bom Prazer, no município de Curuá.

Ao todo, 365 habitantes serão atendidos por meio do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) nº 25/2021, que proporcionará a instalação de mais duas unidades nas comunidades de Vira Volta e São Pedro, previstas para setembro deste ano, em virtude do nível elevado das águas dos rios neste período. As instalações serão de responsabilidade do Grupo de Trabalho Municipal (GTM) que participaram da capacitação.

A oficina foi realizada pela equipe do Serviço de Saúde Ambiental (Sesam), ministrados pelo chefe-substituto do Sesam, Eládio Braga; as técnicas, Waldeci Cardoso e Maria Celeste Cardoso e o laboratorista da Seção de Segurança e Qualidade da Água para Consumo Humano (Saqua), Haroldo Costa. Cerca de 18 pessoas participaram da capacitação, entre Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e moradores da comunidade, que obtiveram conhecimentos teóricos e práticos de campo sobre a SALTA-z.

A técnica Waldeci expõe que os moradores não tinham acesso a água tratada e improvisavam com um reservatório de captação. "A população utilizava água de cisterna rasa escavada e protegida por um calçamento. Era um abastecimento comunitário, porém, sem tratamento. Algumas famílias utilizavam, eventualmente, hipoclorito de sódio como tratamento da água".

O município de Curuá sofre com altos índices de doenças de veiculação hídrica, consequência do consumo de água sem tratamento. As maiores ocorrências foram registradas em 2018, com 666 casos, de acordo com o sistema de informação da Vigilância Epidemiológica das Doenças Diarreicas Agudas (SIVEP/DDA). Os dados são extraídos do diagnóstico preliminar realizado pelos agentes de saúde.

Entre o ano de 2018 a junho de 2021, ocorreu a diminuição dos casos, conforme gráfico abaixo. Segundo a coordenadora Naiara Silva, da Coordenação de Vigilância em Saúde, os dados referentes ao período da pandemia sofreram alteração pela dificuldade de os agentes de saúde coletarem as informações. "Esses casos de diarreia não condizem com a realidade do município, uma vez que a mesma relata ocorrência menor que o esperado, principalmente em 2020 e janeiro a junho de 2021, devido a pandemia do COVID-19", explica.

Legenda: Número de casos de doença diarreica aguda, segundo faixa etária, no município de Curuá/PA. / 

Fonte: Sivep DDA

 

O prefeito municipal, Givanildo Marinho, relatou que há muito tempo prospectava uma solução para viabilizar acesso a água potável e a SALTA-z resolveu esse problema. "O município tem várias comunidades ribeirinhas que sofrem com inundações sazonais, sem solução permanente de fonte de água potável. Há tempos buscávamos modalidades viáveis de suprimento de água para a população e, finalmente, temos uma solução definitiva. Com o apoio técnico da Funasa, poderemos adquirir mais reservatórios para adequar a SALTA-z e distribuir as comunidades. Agradeço a Funasa por nos dar uma solução para esse problema histórico".


Destaques