Voltar

Funasa reúne instituições para apresentação de novas tecnologias no saneamento

Funasa reúne instituições para apresentação de novas tecnologias no saneamento

Encontro durou dois dias e teve a participação de 32 empresas, que apresentaram cerca de 122 produtos relacionados ao tema
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Mon, 06 Jun 2022 10:11:25 -0300

Última modificação: Mon, 06 Jun 2022 15:31:52 -0300

Presidente da Funasa discursando no evento

Foto: Deka Carvalho/Revista Engenharia

Nos últimos dias 1 e 2/6, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) realizou, em São Paulo, a primeira edição do evento "Visão de Novas Soluções Tecnológicas voltadas para o Saneamento". O encontro reuniu 32 empresas para apresentações de 122 novas tecnologias destinadas às ações de saneamento, promovendo uma troca de experiências entre servidores e representantes das entidades fabricantes de produtos e serviços do setor em questão.

Representando a Funasa, estiveram presentes o presidente, Miguel Marques, a diretora-executiva (Direx), Fernanda Morais, e o superintendente estadual da Funasa em São Paulo (Suest/SP), Ronaldo Camargo, que recepcionaram os diversos técnicos, autoridades e empresários do ramo.

De acordo com Miguel, as novas tecnologias apresentadas serão meios para propagar a melhoria do atendimento do saneamento, otimizando as trocas de experiências e o desempenho dos servidores e entidades envolvidas. "A difusão de conhecimento é primordial para o desenvolvimento deste setor. De maneira a privilegiá-los, a melhor aplicação de recursos são premissas fundamentais da eficiência e da eficácia. A inovação tecnológica deve auxiliar no combate ao déficit na prestação e serviços de abastecimento água, esgotamento sanitário, drenagem, águas pluviais e manejo de resíduos sólidos", explicou.

Mesas tecnológicas

O evento foi composto por sete mesas tecnológicas, que reuniram membros de diversas empresas para apresentar os aparatos levados até o encontro. Na ocasião, foram expostas palestras com os temas: O processo manual de obtenção de dados, a tecnologia boosters de esgoto, efluentes industriais e com metais pesados, dentre outros assuntos.

Segundo Ronaldo, o evento organizado pela Suest/SP foi uma grande oportunidade para reunir nomes de peso e discutir um tema de extrema relevância, que é o saneamento. "As superintendências participaram vibrando muito com as tecnologias apresentadas. Pela primeira vez na história da Funasa, está aqui, em São Paulo, toda a alta administração. Nos traz muita alegria esta gestão da Funasa. Obrigado a todos os superintendentes. Agradeço por representá-los em Brasília, junto à governança institucional ", destacou.

Fernanda Morais, diretora-executiva da Funasa, disse que o grande objetivo desse evento é tornar a fundação um grande norte das boas práticas para o saneamento. "Este evento, Visão de Novas Soluções Tecnológicas para o Saneamento, é um grande passo para institucionalizarmos o Programa Saneamento Brasil Rural e os seus princípios. Vemos aqui que a Funasa é uma referência, inclusive internacional. Na semana passada, nós fizemos uma visita técnica e levamos nossas tecnologias que, embora sejam simplificadas, trazem o acesso a universalização, à água e ao saneamento. Isso é um projeto de Cooperação Técnica, mas também faz parte de um projeto de fortalecimento institucional. O grande objetivo desse evento é sermos um grande norte das boas práticas de agentes privados e públicos".

Estandes tecnológicos

Além das mesas, as entidades participantes organizaram stands para apresentar, individualmente, as tecnologias levadas ao encontro. No total, a Funasa recebeu mais de 30 empresas que apresentaram cerca de 120 inovações que podem melhorar, significativamente, o atendimento e a prestação de serviços no saneamento básico.

O diretor de Engenharia de Saúde Pública, Marlos Andrade, afirmou que as novas tecnologias serão ferramentas indispensáveis para o cumprimento do Marco Legal do Saneamento Básico, contribuindo com o objetivo da Funasa. "Nós acreditamos que precisamos sim ter um olhar diferente para as tecnologias e para transformações e mudanças que estão ocorrendo. Isso sim é o que vai fazer real diferença. Através de novas tecnologias, novas metodologias, novas formas de construir é que vamos conseguir superar e atingir as metas do Marco Legal do Saneamento", disse.

Para ter acesso aos materiais apresentados no evento, clique nos quadros abaixo.

 

Mesa Tecnológica 1

 

Mesa Tecnológica 2

 

Mesa Tecnológica 3

 

Mesa Tecnológica 4

 

Mesa Tecnológica 5

 

Mesa Tecnológica 6

 

Mesa Tecnológica 7

 

 

 


 


Destaques