Voltar

Nova diretoria da Funasa faz primeira reunião do CGRC sobre Governança nesta quinta-feira

Nova diretoria da Funasa faz primeira reunião do CGRC sobre Governança nesta quinta-feira

Encontro nivelou conhecimento sobre a política de Governança, Gestão de Riscos e Controle da Fundação aos gestores que tomaram posse recentemente
Por Coordenação de Comunicação Social

Publicação: Thu, 09 Jul 2020 20:06:13 -0300

Última modificação: Fri, 10 Jul 2020 11:26:10 -0300

Giovanne Silva (4º esq. p/ dir.) presidiu a reunião do Comitê de Governança, Riscos e Controles (CGRC).  
 
 
Na manhã desta quinta-feira (09/07), foi realizada a primeira reunião do Comitê de Governança, Riscos e Controles (CGRC), da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), após a nomeação do presidente da instituição, coronel Giovanne Silva; do chefe de Gabinete, Paulo Roberto Martinho de Souza; do diretor-executivo, Michael Santos e do diretor do Departamento de Engenharia de Saúde Pública (Densp), Roberto Bentes Batista. O encontro, que aconteceu na sede da Fundação, em Brasília, nivelou o conhecimento do trabalho institucional com foco em Governança para os novos gestores.
 
A apresentação foi ministrada, por videoconferência, pelos servidores Renan Holdorf e Rodrigo Varela, da Coordenação de Planejamento (Copla), subordinada à Coordenação-Geral de Planejamento e Avaliação (Cgpla), da Diretoria Executiva (Direx). A explanação contou a história da criação da Comitê, sua formação, membros e competências, além das políticas de Governança, Gestão de Riscos, Controles e Integridade.
  
O coronel Giovanne Silva, presidente da Fundação, falou sobre a visita do dia 30 de junho, realizada ao ministro do Tribunal de Contras da União (TCU), Augusto Nardes, acompanhado pelo auditor-chefe Rafael Ayoroa. "Vou dar uma ótima notícia para vocês aqui. Eu tive a honra de fazer uma visita ao ministro Augusto Nardes, que é um defensor da governança. Foi uma visita muito bacana. O doutor Rafael Ayoroa esteve comigo lá e a gente saiu com uma grande oportunidade: fazer parte da Rede de Governança Brasil, que é um o grupo muito ativo, com pessoas que postam muitos exemplos de governança no serviço público. É incrível! Uma das exigências é que eu contribua para a governança do serviço público e é o que vamos fazer", ressaltou. Em seguida, o presidente repassou os dez conceitos do livro "10 Passos para a Boa Governança", editado e publicado pela Corte de Contas, que servirão como base às políticas de Governança implementadas pela Fundação.
 
Para o diretor do Densp, Roberto Bentes Batista, a reunião foi muito proveitosa e marca uma nova fase na história da instituição. "Este Comitê de Governança, Gestão de Riscos e Controles é de extrema importância para as ações finalísticas da Funasa e, certamente, a coordenação entre todos os responsáveis pelo pensamento estratégico da Fundação vai afetar lá na ponta da linha. Nós vamos, certamente, colher excelentes frutos no futuro", disse.
 
Além dos novos gestores, a reunião contou com a participação do diretor do Departamento de Administração, Carlos Barroso; da diretora do Departamento de Saúde Ambiental (Desam), Déborah Roberto; da procuradora-chefe da Procuradoria Federal Especializada (PFE), Ana Sallet Gulli; do auditor-chefe da Auditoria Interna, Rafael Ayoroa; da coordenadora-geral da Coordenação-Geral de Planejamento e Avaliação (Cgpla), Larissa Pitrez; da coordenadora-geral da Coordenação-Geral de Cooperação Técnica em Saneamento (Cgcot), Patrícia Areal; da coordenadora substituta da Coordenação-Geral de Convênios (Cgcon), Lilian Capinam e da assessora técnica da Presidência, Elizabeth Manes.
 
 
 

Reunião de CGRC da Funasa


Destaques