Pular para o conteúdo

Notícias

Voltar

Programa Nacional de Saneamento Rural disponibiliza suas diretrizes para consulta pública

Programa Nacional de Saneamento Rural disponibiliza suas diretrizes para consulta pública

O Programa Nacional de Saneamento Rural (PNSR) é o caminho para que as populações tenham resguardado seus direitos à água, ao esgotamento sanitário, ao manejo de resíduos sólidos e à drenagem.
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Wed, 27 Sep 2017 16:55:12 -0300

Última modificação: Fri, 29 Sep 2017 13:34:00 -0300

Foto: UFMG/PNSR

O Programa Nacional de Saneamento Rural (PNSR), tecido pelo diálogo de saberes populares e acadêmicos, é o caminho para que as populações do campo, da floresta, das águas e os povos indígenas tenham resguardado seus direitos à água, ao esgotamento sanitário, ao manejo de resíduos sólidos e à drenagem.

Uma das etapas do processo de construção do PNSR, que já realizou oficinas de discussão nas cinco regiões brasileiras, consiste na elaboração de diretrizes e estratégias que indiquem a direção a ser seguida por aqueles responsáveis por planejar e executar ações de saneamento voltadas para as populações do campo, floresta e águas e dos povos indígenas, sejam elas de caráter gerencial, educativo, de mobilização e participação social, ou de construção de soluções técnicas - de abastecimento de água, esgotamento sanitário, de manejo dos resíduos ou da água da chuva. 

As diretrizes devem ser compreendidas como orientações que definem um traçado ou um caminho a seguir. Fundamentadas em pressupostos, são instruções explicitadas em uma política, um plano ou um programa, com a finalidade de guiar as ações daqueles que desempenham algum papel no campo do saneamento. Já as estratégias são procedimentos pelos quais se procura materializar, trazer para o mundo real, cada diretriz. Por isso, devem levar em consideração as peculiaridades dos territórios e perspectivas dos diversos atores envolvidos e compromissados com o saneamento das comunidades rurais ¿ do campo, das florestas e das águas - e dos povos indígenas.

A construção das diretrizes e estratégias do PNSR tem sido um processo coletivo, alimentado, até o momento, pelos resultados dos trabalhos de campo, pelas discussões e resultados dos seminários e das oficinas locais, realizados na Escola de Engenharia da UFMG e, sobretudo, pelos debates e deliberações da ¿1ª Oficina do Programa Nacional de Saneamento Rural (PNSR): Etapa Nacional¿, também realizada na UFMG.

Dando continuidade ao processo colaborativo, estamos disponibilizando para consulta pública o rol de diretrizes e estratégias referentes às dimensões tecnológica, compreendendo o abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e de águas da chuva, de gestão dos serviços de saneamento rural, e de educação e participação social. Os textos podem ser analisados e compartilhado acessando o link: http://pnsr.desa.ufmg.br/diretrizes-e-estrategias/ .

Para saber mais sobre a construção do PNSR, suas oficinas regionais e discussões, acessem nosso site: http://pnsr.desa.ufmg.br/ e https://www.facebook.com/redePNSR/

Fonte: UFMG/PNSR

Funasa na luta contra o câncer de mama

Funasa na luta contra o câncer de mama

O outubro rosa é uma campanha internacional de mobilização e conscientização do cuidado, prevenção, diagnóstico, tratamento e cura do câncer de mama. Todos devem fazer o exame, pois na maioria das vezes o diagnóstico é realizado em estágio avançado. Eu estou na luta contra o câncer de mama. "Você também precisa estar", diz presidente

Funasa financia projetos de educação para combate ao Aedes nos municípios

Funasa financia projetos de educação para combate ao Aedes nos municípios

Foi publicado hoje, no Diário Oficial da União, o extrato do Edital de Chamamento Público nº 01/2017 para seleção de projeto oriundos de instituições públicas estaduais

Edital de Chamamento n.2/2017 para financiamento de pesquisa foi prorrogado

Edital de Chamamento n.2/2017 para financiamento de pesquisa foi prorrogado

Edital de Chamamento para Projeto de Pesquisa tem prazo de envio prorrogado

Edital de Estudos e Pesquisas está aberto para recebimento de propostas

Edital de Estudos e Pesquisas está aberto para recebimento de propostas

As instituições de ensino interessadas em financiamento de pesquisa para soluções técnicas, econômicas e ambientalmente sustentáveis, que possam ser aplicáveis

Destaques