Voltar

Representantes da Funasa visitam comunidades rurais no DF e GO

Representantes da Funasa visitam comunidades rurais no DF e GO

Diretor e coordenadores visitaram quatro comunidades para tratar de saneamento básico nas áreas rurais e estudar a possibilidade de realização de projetos do PSBR
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Thu, 17 Sep 2020 19:03:00 -0300

Última modificação: Thu, 17 Sep 2020 19:14:23 -0300

Guilherme Rocha (dir.) e José Antonio da Motta Ribeiro (esq.), representando a Funasa, visitam comunidades rurais

Foto: Densp/Funasa

Nas últimas duas semanas, o diretor do Departamento de Engenharia de Saúde Pública (Densp), Roberto Bentes Batista; o coordenador-geral da Coordenação Coordenação-Geral de Engenharia e Arquitetura (Cgear), Guilherme Rocha; e o coordenador da Coordenação de Infraestrutura de Água e Esgoto, José Antonio da Motta Ribeiro; da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) visitaram quatro comunidades rurais - três localizadas no Distrito Federal e uma no estado de Goiás. 

O grupo visitou as comunidades Assentamento Pequeno Willian e Assentamento Marcia Cordeiro Leite - localizados na região administrativa de Planaltina/DF - no dia 31 de agosto, Assentamento Morada dos Pássaros I - localizado em Brazlândia/DF - no dia 26 de agosto, e o Assentamento PA Maranhão - localizado no município de Planaltina/GO - no dia 4 de setembro, com o objetivo de verificar as condições de vida da população local e estudar as possibilidades para iniciar um projeto-piloto com ações de saneamento básico contidas no Programa Saneamento Brasil Rural (PSBR).

Segundo Roberto Bentes, é muito importante desenvolver um projeto-piloto dessa magnitude em uma comunidade rural próxima a Brasília. "Nos deslocamos para as visitas e tivemos grande satisfação em encontrar líderes comunitários que não medem esforços para responder aos nossos questionamentos. Também encontramos comunidades com grandes necessidades em saneamento básico. Tudo próximo a capital do país", explica.

Todas os assentamentos foram sugeridos pela Secretária de Estado da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do DF. São mais de 250 famílias alocadas em nestas regiões, desde 2010, que necessitam de obras de saneamento básico e carecem de instalações sanitárias adequadas. Poucas delas tem algum meio de abastecimento de água. As que possuem são abastecidas por meio de captação de água da superfície ou pelo uso de poço tubular.

De acordo com Guilherme Rocha, cerca de 20% das moradias não tem acesso a poço e tomam água diretamente do córrego. "Parafraseando o nosso presidente, coronel Giovanne Silva, a ideia é escolher as comunidades mais carentes e oferecer mais a quem menos tem, fazer a função social da Funasa, que é a nossa essência, atendendo estas comunidades", disse.

Como se trata de uma região de produção agrícola, a Fundação também poderá dar assistência por meio do Departamento de Saúde Ambiental (Desam), que contribuirá com ações de educação em saúde ambiental, ensinando como manusear corretamente os resíduos sólidos e a maneira adequada de se realizar o descarte deste material.

Ao final das visitas, a artesã Zuleide de Souza, de 76 anos, moradora do Assentamento Pequeno Willian, presenteou a equipe técnica com duas de suas peças, produzidas à mão, a partir do tronco de bananeira.

 

Diretor do Densp, coronel Roberto Bentes Batista, e José Antônio Ribeiro, da Coordenação de Infraestrutura de Água e Esgoto, em visita à Comunidade Márcia Cordeiro Leite, em Planaltina/DF


Destaques