Reuniões mobilizam técnicos e beneficiados para a implantação do Salta-Z no município de Espírito Santo/RN

Reuniões mobilizam técnicos e beneficiados para a implantação do Salta-Z no município de Espírito Santo/RN

Salta-Z é implantado em município potiguar
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Fri, 09 Mar 2018 10:30:56 -0300

Última modificação: Thu, 15 Mar 2018 22:03:17 -0300

A Superintendência Estadual da Funasa no Rio Grande do Norte (Suest/RN) realizou, por meio do Serviço de Saúde Ambiental (Sesam), duas reuniões de sensibilização sobre a implantação da Solução Alternativa Coletiva de Tratamento de Água por Zeólita (Salta-Z). Uma das reuniões foi realizada no dia 1º de março, na Igreja Nacional do Nosso Senhor Jesus Cristo (Insejec), na sede do município, com a equipe técnica da Prefeitura Municipal de Espírito Santo/RN. O segundo encontro foi realizado no Assentamento Mata Verde, na sexta-feira (02), com a população beneficiada. Conduzidas pelas técnicas da Suest/RN, Anadélia Câmara e Roseane Batista, que atuam na Seção de Educação em Saúde Ambiental (Saduc), com objetivo de sensibilizar, informar e orientar o corpo técnico da prefeitura e moradores do assentamento sobre a implantação do equipamento. 

Na oportunidade, foi pactuado a criação de um grupo técnico composto por servidores municipais e representantes dos moradores do assentamento, para participarem  das atividades relacionadas à implantação, operação, manutenção e controle da qualidade da água, visando as mediações futuras com a Suest/RN. Esse grupo técnico dará o apoio permanente à comunidade como forma de assegurar a sustentabilidade social e ambiental. Na ocasião foi feita a escolha de 4 operadores para o Salta-Z.

Estiveram presentes no evento realizado na igreja, os secretários municipais de Obras, Pedro Henrique de Souza; de Educação, Maria da Guia de Lima Oliveira; de Saúde, Arthur Felipe de Araújo Silva; de Assistência Social, Elisângela Freire de Araújo; de Turismo, Ana Paula da Silva; e ainda, os representantes das igrejas, associações, professores e diretoras de escolas e agentes comunitários de saúde.

Na localidade de Mata Verde, a reunião contou com participação das famílias beneficiadas, quando foi apresentado o projeto da Salta-Z, e aplicado um questionário sobre atitudes e práticas da comunidade; a fim de subsidiar o planejamento das atividades educativas a serem desenvolvidas durante e após a implantação do sistema de água.


Destaques