Voltar

8º Fórum Mundial da Água: saneamento básico como primordial para preservação da água

8º Fórum Mundial da Água: saneamento básico como primordial para preservação da água

Funasa traz saneamento básico como tema no Fórum Mundial da Água
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Qua, 04 Abr 2018 15:32:27 -0300

Última modificação: Qua, 04 Abr 2018 15:38:46 -0300

Saneamento básico. Esse foi o tema reforçado pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) no 8º Fórum Mundial da Água, que aconteceu em Brasília e reuniu mais de 100 mil pessoas no período de 17 a 23 de março. Organizadora de Rodas de Conversa para elaboração de Carta de Intenções, palestras com temas ligados ao saneamento básico, apresentação de soluções para tratamento de água, atendimento ao público em estande, a Funasa contribuiu nas discussões sobre a água.

Junto a alunos de escolas do Distrito Federal, a Funasa elaborou o documento em Rodas de Conversas realizadas na Vila Cidadã. Durante a semana, técnicos da Fundação abordaram temas que enfatizaram a questão da preservação da água para que as crianças fizessem sugestões para solução dos problemas discutidos. "Foi uma experiência muito positiva conseguir difundir as informações sobre saneamento básico, principalmente para a turma jovem que vai tocar as ações de proteção ao meio ambiente no futuro", explicou o palestrante da 4ª Roda de Conversa,  engenheiro da Funasa, Alexandre da Costa e Silva.

Sob o mesmo ponto de vista, a preservação da água, por meio do saneamento básico, para proporcionar água de qualidade para a população brasileira, a Funasa aproveitou o Fórum Mundial para assinatura de parceria com o Instituto Politécnico de Milão (Itália) para troca de conhecimentos em controle de perdas em sistemas de abastecimentos da água; gestão integrada para os resíduos sólidos inclusive formas consorciadas; inovações tecnológicas no tratamento de água e esgoto e, ainda, modelos de recuperação de energia em sistemas de saneamento.

"A cooperação é uma troca, onde eu chego aqui não para ensinar, mas para buscar uma solução juntos. Todas as cooperações internacionais são importantes porque têm a possibilidade de ver outro ponto de vista", explicou o Prof. PhD Stefano Mambretti do Instituto Politécnico de Milão.

Entre os diversos debates do evento, especialistas da Funasa participaram de variados painéis, apresentaram soluções desenvolvidas pelo órgão, entre elas a Salta-z, e finalizaram a participação com a assinatura da Carta de Intenções, elaborada pelas crianças nas Rodas de Conversas. Na apresentação da carta, a diretora do Departamento de Saúde Ambiental (Desam), Ângela Cristina Pereira da Costa,  explicou como foi construído o documento e a finalidade da formulação dessas intenções. "Pretendemos levar essas intenções para todas as autoridades para que possamos dar continuidade ao que fizemos aqui durante toda semana com as Rodas de Conversa", finalizou.