Voltar

Abastecimento de água potável em UBS de São Sebastião/SP é restabelecido pela Funasa

Abastecimento de água potável em UBS de São Sebastião/SP é restabelecido pela Funasa

Unidade Básica de Saúde, localizada na Barra do Sahy, apresentava altos índices de contaminação por E. Coli e C. Total
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Qua, 01 Mar 2023 22:21:43 -0300

Última modificação: Qui, 02 Mar 2023 08:48:40 -0300

Amostras de água do PWTech (esquerda) e água bruta da UBS (direita)

Foto: Lucca Decia/Funasa

Nesta quarta-feira (1/3), a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por meio de sua Superintendência Estadual em São Paulo (Suest/SP), instalou um aparelho de tratamento de água PWTech (PW 5660) na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Barra do Sahy. A tecnologia, que ajudará a garantir a segurança da água consumida no local, possui capacidade de tratamento de até quatro litros por minutos e evitará a proliferação de doenças de veiculação hídrica

O trabalho, que foi realizado com apoio de integrantes da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), iniciou após técnicos da Funasa localizarem a UBS e identificarem, por meio de análises físico-químicas e bacteriológicas, o alto índice de contaminação por Escherichia Coli (E. Coli) e Coliformes Totais (C. Total).

 

PWTech

 

De acordo com o coordenador de Engenharia de Saúde Pública (Coesp) substituto da Suest/SP, Sérgio Siebra, a unidade de saúde está funcionando e atendendo a população atingida pelas chuvas, o que foi determinante para instalação da tecnologia no local. "Nós fizemos uma análise prévia na UBS da Barra do Sahy para ver as condições da água. Verificamos que nela havia uma taxa alta de Escherichia Coli e coliformes. Então, elegemos o local como prioridade, botamos a mão na massa e, com apoio da Sabesp, montamos o PWTech", explicou.

Desta forma, graças a rápida atuação da Funasa, foi possível garantir a continuidade dos serviços prestados à população vulnerável e a segurança dos funcionários da unidade de saúde que consomem a água do local. "Após as chuvas apareceram alguns casos de doenças parasitárias, mas agora temos água tratada e mais segurança para trabalhar. Aqui precisamos ter todo um cuidado, porque não são apenas os funcionários que usam essa água, mas também a população", destacou a Gerente de Unidades em Crise da UBS de Barra do Sahy, Marines dos Santos.

O que é o PWTech (PW5660)

O PWTech é uma tecnologia de purificação de água de baixo custo e fácil manuseio, com capacidade de tratar, aproximadamente, quatro litros de água por minuto. Em sua operação, é utilizada  a filtração por membrana - método de tratamento que age como barreira, detendo partículas maiores que os poros presentes -, que reduz até 99,5% de partículas na água.