Voltar

Acrelândia recebe visita técnica de representantes da Funasa e Prefeitura

Acrelândia recebe visita técnica de representantes da Funasa e Prefeitura

Junta técnica acompanhou duas obras em andamento no município acreano no início de março
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Qui, 11 Mar 2021 11:40:29 -0300

Última modificação: Qui, 11 Mar 2021 11:41:31 -0300

Uma das unidades já concluídas em Acrelândia (AC)

Foto: Diesp/Suest-AC

A Superintendência Estadual da Fundação Nacional de Saúde no Acre (Suest/AC), realizou, no dia 2 de março, a inspeção e o acompanhamento de dois convênios de Melhorias Domiciliares Sanitárias (MSD), no bairro Nossa Senhora Rainha da Paz, localizado no município de Acrelândia.

A visita técnica foi realizada pelo engenheiro Carlos Brunno Piraua, da Divisão de Engenharia de Saúde Pública (Diesp); José Ailton, secretário da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG), e Gildesio Moura, secretário da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras Públicas (SEINFRA).

A obra atenderá a 40 habitantes da localidade e são oriundas do Convênio (CV) nº 035/2017, com recursos de R$ 167 mil investidos em oito módulos sanitários que já estão com 65% executados. Outro convênio que atenderá o mesmo bairro entregará mais nove unidades de MSD. Neste CV, que está em 45% de execução, foram investidos R$ 190 mil. As duas obras têm conclusão prevista para setembro deste ano.

Durante as inspeções, os técnicos verificaram a evolução das edificações dos módulos, se estão em conformidade com o projeto e a funcionalidade dos acessórios dos equipamentos - torneiras, pias e vasos sanitários.

De acordo com o engenheiro Carlos, os moradores sofrem com a ausência de um sistema de coleta de esgotos sanitários. "Não existe sistema de esgoto para essa comunidade. A solução para a maioria dos moradores é o uso de fossas negras, que são basicamente um buraco no solo para onde são direcionados a água e os dejetos", explica.