Voltar

Assemae: Juliana Rodrigues fala sobre Saneamento como Direito e Cidadania

Assemae: Juliana Rodrigues fala sobre Saneamento como Direito e Cidadania

No primeiro dia de apresentações, a consultora Juliana Rodrigues falou sobre o projeto realizado em parceria entre Funasa e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em várias regiões do Brasil
Por Amanda Miguel

Publicação: Qua, 08 Mai 2019 19:34:52 -0300

Última modificação: Qui, 09 Mai 2019 15:57:34 -0300

Juliana Rodrigues em apresentação no Congresso da Assemae, em Cuiabá/MT

Foto: Amanda Miguel

Saneamento como Direito e Cidadania foi tema da Mesa Redonda realizada no auditório das Flores, nesta quarta-feira (08/05), no 49º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae (CNSA), em Cuiabá/MT. A Funasa foi representada pela bolsista da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Juliana Carvalho Rodrigues, que falou sobre os Territórios Saudáveis e Sustentáveis.

A palestrante explicou que um território saudável e sustentável é um espaço onde as pessoas se relacionam e que também pertencem. "Você tem que se sentir parte daquilo ali. Você é um agente social da sua comunidade e pode contribuir para que o direito ao acesso à água e esgotamento sanitário seja alcançado ", disse.

O Brasil é um país muito diferente geograficamente e, segundo Juliana, é necessário potencializar as iniciativas das comunidades e os seus saberes. "A intenção é construir soluções conjuntas e sustentáveis", ressaltou.

Exemplos de ação foi a elaboração de planos locais participativos de intervenção em relação ao acesso e a qualidade dá água em uma comunidade rural do município de Picos, no Piauí; e a implantação de tecnologia de saneamento ecológico numa comunidade caiçara, na região do Mosaico da Bocaina/RJ.

"Ficamos felizes em poder contribuir com a melhoria da qualidade de vida das mais variadas comunidades. O acesso a uma água de qualidade e ao esgotamento sanitário é mais que um direito, é saúde, é vida e deste modo reforçamos a necessidade de trabalhar a prevenção de doenças e a promoção da saúde", finalizou.