Voltar

Funasa promove webinar em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Funasa promove webinar em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Ter, 02 Jun 2020 23:38:55 -0300

Última modificação: Sex, 05 Jun 2020 18:59:51 -0300

Na sexta-feira (05/06), em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) promoverá, a partir das 17h00, um webinar (seminário digital) com o tema central "Saúde, Biodiversidade, Segurança Hídrica e Saneamento: Dilemas, Desafios e Oportunidades". Durante o evento, cada palestrante fará uma abordagem.

A diretora do Departamento de Saúde Ambiental (Desam), Deborah Roberto, fará a abertura, saudando os convidados e contextualizando o tema em relação ao saneamento e a saúde ambiental brasileira.

Participarão ainda as seguintes personalidades, com suas respectivas abordagens:

  • Carlos Henrique Guedes (Brasil)  - Coronel de Infantaria do Exércio Brasileiro e (Secretário Executivo)  Assessor Especial e Enlace com o Governo Federal do Governo do Estado de Minas Gerais (MG) (corrigido a pedido, por erro da assessoria do palestrante, em 04/06/2020 às 10h51). 
    Abordagem: O Acesso à água como ferramenta para a cidadania. 
     
  • Oscar Rivas (Paraguai) - Ex-ministro do meio ambiente do governo do Paraguai; arquiteto; especialista em sustentabilidade e ordenamento territorial; diretor do Instituto Socioambiental del Sur - Escola da Sustentabilidade; Membro da  Comissão de Defesa dos Recursos Naturais no Congresso Nacional; professor de Ordenamento Territorial na FADA, Universidad Nacional de Asunción. Membro da Comissão Nacional de Mudanças Climáticas do Paraguai.
    Abordagem: Resiliência dos territorios e ecosistemas habitados pela especie humana e os bens comuns da natureza.
     
  • Fábián Lazló (Brasil) -  cientista, aromatólogo e CEO do Grupo Laszlo.
    Abordagem: Biodiversidade, óleos essenciais e e saúde: contribuições da aromatologia para as pessoas e a natureza.
     
  • Maria Manuela Morais (Portugal) - Doutorada em Biologia pela Universidade de Évora, é professora no Departamento de Biologia da mesma Universidade. Possui Mestrado em Qualidade e Gestão do Ambiente;  Mestrado em Engenharia dos Recursos Hídricos; Mestrado em Ciências e Tecnologia da Terra, da Atmosfera e do Espaço; Mestrado em Gestão e Políticas do Ambiente. É diretora do Laboratório da Água da Universidade de Évora, onde desenvolve trabalho científico nas áreas de estrutura e funcionamento de ecossistemas aquáticos de águas interiores; gestão de bacias hidrográficas de características mediterrânicas; ecologia de comunidades aquáticas; conservação e reabilitação de sistemas aquáticos e definição de medidas mitigadoras. É membro integrado do Instituto de Ciências da Terra e da Atmosfera (ICT), onde é responsável pela linha de Água, Ambiente e Processos Superficiais.
    Abordagem: Água, saneamento e pandemia: convergências desafiadoras para o momento do mundo.
     
  • Luiz Oliveira (Brasil) -  Filósofo, pensador integral, especialista em programas para o desenvolvimento sustentável, ex-membro da CTMIP - 17 ODS/Agenda 2030 junto à Presidência da República. É fundador e presidente do Instituto Espinhaço, Organização da Sociedade Civil.
    Abordagem:  Saúde e natureza: dualidades na mente humana.
     
  • Geraldo Majela Moraes Salvio (Brasil) - Biólogo, Mestre em Ciências Biológicas, Comportamento e Ecologia Animal (UFJF) e Doutor em Engenharia Florestal (UFLA). Membro da Society for Conservation Biology (SCB) e diretor da Sociedade de Ecologia do Brasil (SEB). Atualmente, lidera um grupo de pesquisadores que, por meio do Laboratório de Biologia da Conservação do IFSUDESTEMG, Campus Barbacena, acompanha o comportamento e a dispersão do SARS-CoV 2 no Brasil e Mundo, numa perspectiva ecológica e conservacionista.
    Abordagem:  Biodiversidade e  pandemia: sinergias e conexões.

O evento será transmitido ao vivo pela internet e estará aberto para qualquer internauta que se interesse pelo assunto, sendo possível assistir e interagir com perguntas via chat. Para isso, basta acessar o canal da Funasa no YouTube: @funasaoficial.  

 

Serviço:

Webinar: Saúde, Biodiversidade, Segurança Hídrica e Saneamento: Dilemas, Desafios e Oportunidades.

Data: 05/06/2020

Horário: 17h (horário de Brasília)

 

Veja abaixo o vídeo na íntegra: