Voltar

Comitiva do Mato Grosso do Sul agradece recursos apresentados pela Funasa

Comitiva do Mato Grosso do Sul agradece recursos apresentados pela Funasa

Mais de trinta prefeitos do Estado estiveram presentes na audiência, que contou com a presença dos senadores Waldemir Moka e Simone Tebet, a deputada federal Tereza Cristina, o ex-governador André Puccinelli e o superintendente Marco Aurélio Santullo da, Suest/MS
Por Amanda Miguel

Publicação: Qua, 06 Jun 2018 09:07:09 -0300

Última modificação: Sex, 15 Jun 2018 11:33:15 -0300

Uma comitiva de lideranças políticas do Mato Grosso do Sul esteve na Fundação Nacional de Saúde (Funasa), na tarde desta terça-feira (05/06). Recebidos pelo presidente, Rodrigo Sergio Dias, os gestores municipais agradeceram pelos recursos e apoio da instituição para com o desenvolvimento local.

A maior obra do estado está em fase final e fica na cidade de Maracaju (região localizada no Sul do Estado), trata-se de uma Estação de Tratamento de Esgotos (ETE), que tem capacidade para tratar 50 litros de esgotos por segundo. O investimento foi de R$ 7,8 milhões, entre recursos do governo federal, por meio da Funasa, com contrapartida do governo do Estado. Com esta obra, a população de Maracaju será atendida com esgotamento sanitário pelos próximos 20 anos.

O município de Costa Rica (localizado no Norte do Estado), também foi beneficiado com a instalação de uma Estação de Tratamento de Esgotos e o prefeito, Waldeli dos Santos Rosa, explicou o que significa o investimento para a qualidade de vida da população. ¿Com esta estação, cobrimos 100% das nossas famílias na questão do tratamento dos esgotos. Sem dúvida uma grande conquista, uma vez que, trabalhar o saneamento básico significa saúde. Já estamos com 40% das residências ligadas a estação e logo vamos concluir os 60% restantes¿, disse o prefeito. 

Água Clara (localizado na Costa Leste do Estado) também foi um das cidades presentes. O município já recebeu recursos da Funasa para a primeira ETE e está com dificuldade para conclusão do projeto. O prefeito Edivaldo Alves de Queiroz aproveitou a reunião para explicar a necessidade de recursos para fechar uma galeria a céu aberto, que era utilizada como depósito de lixos. "Queremos transformar o local em uma avenida e evitar a proliferação de doenças", disse.

O presidente da Funasa reiterou seu compromisso com o Mato Grosso do Sul e disse que a Fundação está de portas abertas para receber novas demandas.