Voltar

Conservação da água é tema da Roda de Conversa do WWF8

Conservação da água é tema da Roda de Conversa do WWF8

Alunos de escola do Lago Norte-DF aprendem sobre importância da água e Salta-Z em Roda de Conversa no WWF8 com inventor do equipamento, Eládio de Carvalho
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Qua, 21 Mar 2018 17:32:37 -0300

Última modificação: Qui, 22 Mar 2018 10:01:49 -0300

Crianças participando da Roda de Conversa sobre água e lixo

Foto: Anderson Zicamu

Alegria, atenção e conhecimento. Esse foi o clima da roda de conversa realizada ontem (20/03), na Vila Cidadã do 8º Fórum Mundial da Água, entre 43 alunos do Colégio do Sol, do Lago Norte, e Eladio Braga de Carvalho, um dos inventores do Salta-Z. O servidor da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) explicou para a meninada como funciona o equipamento e a importância de cuidar bem da água.

Para Eládio de Carvalho, o entendimento dos pequenos alunos sobre a conservação da água é o caminho para fazer da água um bem comum e acessível para todos. "Essas crianças nos surpreendem, dada a atualização deles, a compreensão deles, de preservar a água e se usar a água com qualidade. Quando eles viram que nós somos, da Funasa, estamos preocupados em levar essas possibilidades da melhora de qualidade de vida deles e, principalmente, daquelas crianças e adultos que estão mais distantes, eles acharam fantástico", afirma.

De acordo com a coordenadora e orientadora do Colégio do Sol Adriana Soares, esse contato dos estudantes com a Fundação foi importante porque o conhecimento adquirido na palestra reforça o planejamento pedagógico oferecido pela escola. "Conhecer o Salta-Z reforça a importância de se cuidar da água. Nós temos um projeto chamado Pede Planta, que ensina a criar mudas de plantas do Cerrado. Os alunos a plantam as sementes no viveiro, aprendem sobre o processo de adubação e plantio. Nós ensinamos os alunos a 'fazerem água' porque o plantio mantém o solo irrigado e aumenta o lenço freático", disse.