Voltar

CRICS 10: Técnicos e servidores da Funasa fazem maratona de apresentações

CRICS 10: Técnicos e servidores da Funasa fazem maratona de apresentações

Durante uma hora, foram realizadas oito apresentações de pôsteres científicos de dez minutos
Por Daniel Ribeiro

Publicação: Qui, 06 Dez 2018 08:27:13 -0300

Última modificação: Qui, 06 Dez 2018 16:54:05 -0300

Técnicos e servidores da Funasa fazem apresentações de 10 minutos no CRICS

Foto: Daniel Ribeiro

No primeiro dia de apresentações de pôsteres científicos do Congresso Regional de Informações em Ciências da Saúde (CRICS10), realizadas na última quarta-feira (05/12), técnicos e servidores da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) deram show. Foram oito apresentações, de dez minutos, em três televisões durante uma hora.

O primeiro pôster aconteceu às 12h10 com a apresentação de Cibele Medeiros, do Departamento de Engenharia de Saúde Pública (Densp), com o tema "Programa de pesquisa em saúde e saneamento da Funasa", na TV 5.

Às 13h, Juliana Rodrigues, do Departamento de Saúde Ambiental (Desam), ministrou o tema "Territórios saudáveis e sustentáveis: Ações Intersetoriais no Semiárido e no Mosaico da Bocaina", na TV 6. A apresentação do projeto Territórios Saudáveis e Sustentáveis na Região do Semiárido brasileiro é uma parceria entre a Funasa e a Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), que tem como objetivo realizar ações estruturais e estruturantes de saneamento, saúde ambiental e promoção de saúde.

Em seguida, na mesma TV, às 13h10, Valdilene Siqueira apresentou o tema "Programa Sustentar: Saneamento e sustentabilidade em áreas rurais". Valdilene apresentou o objetivo do programa, as diretrizes, os princípios, a metodologia de implementação do Programa, capacitações para técnicos e gestores da Funasa na Presidência quanto nas Superintendências. "Atualmente, as ações são pontuais, mas existe um movimento no sentido de implementar o Programa, as ações que estão sendo previstas, até mesmo com a iminente conclusão do Programa Nacional de Resíduos Sólidos (PNSR) porque o Programa Sustentar é uma forma operacionalizar o PNSR na Funasa", disse.

Já a servidora Filomena Kotaka realizou duas apresentações na TV 2. A primeira apresentação, às 13h20, do "Manual de Saneamento da Funasa". Ela fez histórico sobre a Funasa, desde os tempos de Fundação Sesp e Sucam, a criação do Manual em 1942, as atualizações e novas edições até os dias atuais. Dez minutos depois, às 13h30, Filomena apresentou a "Proposta de Glossário de Engenharia de Saúde Pública e Saneamento da Funasa", que tem 100 termos para ajudar no entendimento do Manual do Saneamento.

Às 13h40, também na TV 3, o consultor Allyson Sullyvan falou sobre "Gestão de sistemas e soluções de esgotamento sanitário e manejo de resíduos sólidos em comunidades rurais do Brasil", com a apresentação do trabalho de elaboração dos cadernos técnicos sobre os temas para o Programa Sustentar e a apresentação do trabalho de campo realizado em 11 meses. "Eu trouxe nesta apresentação um relato com as regiões se desenvolveram em termos de esgotamento sanitário e resíduos sólidos nas áreas rurais, quais são as boas práticas, os atrasos e os avanços em cada região", afirmou.

Entre as últimas apresentações estava o consultor Kaio Neves, do Desam, que mostrou o "Modelo de Gestão para Atuação da Funasa em Situações de Riscos à Saúde Humana" às 13h50, na TV 6. Kaio falou sobre o trabalho da Fundação sobre o tema. "Eu apresentei a forma que a gente atua, que é por meio dos Grupos de Resposta em Desastres (GRD¿s) estaduais, que são nossos braços na ponta. Eles articulam com as instituições federais, estaduais e municipais e dão o apoio em ações de Educação Ambiental, controle de qualidade da água e, por meio da Unidade Móvel de Tratamento de Água (UMTA), o nosso apoio emergencial da distribuição de água e temos, por meio dos engenheiros das Superintendências, a possibilidade de fazer diagnósticos em Estação de Tratamento de Esgotos e Estações de Tratamento de Água atingidas por desastres", relatou.

Simultaneamente a apresentação de Kaio Neves, para fechar a rodada de apresentações, Luana Mesquita, da Superintendência Estadual de Roraima, falou sobre o trabalho de resíduos sólidos e tratamento de água. "Nós verificamos, ao chegarmos nas comunidades, que não adiantava tratar água sem cuidar dos resíduos sólidos. Por isso, nós começamos um trabalho de conscientização da população, promovendo sustentabilidade nas ações de saúde ambiental". Para ela, após a capacitação, houve uma mudança no comportamento da população ribeirinha, que passou a fazer a seleção de lixo no descarte.

O que são pôsteres eletrônicos

Muitos eventos científicos utilizam esses tipos de apresentação para simplificar a transmissão de conhecimento. Pôsteres eletrônicos são apresentações científicas, simultâneas, realizadas com vários palestrantes e seus públicos ao mesmo tempo. Cada palestrante apresenta seu trabalho em um ponto de apresentação, durante dez minutos, para um público sintonizado com um rádio com fones de ouvido.

Cada ponto de apresentação por ter televisão ou telão, de acordo com o espaço adotado pelo evento. No caso do CRICS 10, foram seis televisões.

 

Fonte: Coordenação de Comunicação Social