Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Sex, 10 Set 2021 17:54:30 -0300

Última modificação: Sex, 10 Set 2021 17:55:21 -0300

Nesta sexta-feira (10/9) é considerado, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A data foi criada em 2003 pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para que os países adotem estratégias de enfrentamento à causa.

No Brasil, o Setembro Amarelo é organizado, desde 2014, pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). A campanha busca conscientizar a sociedade dos fatores de risco, dos sinais e sobre como o problema deve ser debatido o ano inteiro.

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) preza pela valorização de todos. Neste dia, o objetivo principal é informar e alertar a sociedade para essa realidade dolorosa. O suicídio está associado a vários fatores de risco, dentre eles socioculturais, genéticos, filosófico existenciais e/ou ambientais. Com isso, a existência de um transtorno mental é um importante fator de risco para o suicídio.

Caso precise de apoio emocional, informações sobre prevenção do suicídio e cuidados com saúde mental, busque ajuda de profissionais ou entre em contato com o Centro de Valorização da Vida (CVV) pelo site ou pelo telefone 188. O atendimento é 24h, voluntário e gratuito para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, e-mail ou chat.

Além do CVV, você também pode contactar outras instituições de apoio ao cidadão, que poderão te orientar e apoiar de maneira adequada, como o Centro de Atenção Psicossocial (Caps), o Centro de Referência Especializado Em Assistência Social (Creas), o Centro de Referência da Assistência Social (Cras), dentre outras.