Voltar

Direx realiza oficina de treinamento sobre procedimentos para transferências de recursos

Direx realiza oficina de treinamento sobre procedimentos para transferências de recursos

Capacitação é ministrada para colaboradores do Serviço de Convênios de todas as superintendências da Funasa nos estados brasileiros
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Qui, 07 Out 2021 17:49:44 -0300

Última modificação: Qui, 07 Out 2021 17:51:09 -0300

Membros da Funasa durante participação da oficina de treinamento

Foto: Funasa

Nos dias 4 e 5/10 a Diretoria-Executiva (Direx), da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por meio da Coordenação-Geral de Convênios (Cgcon), realizou uma oficina de treinamento para capacitar os servidores dos Serviços de Convênios (Secov) de sete Superintendências Estaduais da Funasa (Suests) - PA, RR, AP, RO, AM, AC, TO - e da Presidência. O objetivo do treinamento foi instruir as equipes técnicas sobre os novos fluxos e procedimentos de instrução de pagamentos, dispostos na Portaria Funasa nº 4.123/2021.

A capacitação, que foi dividida em quatro turmas, teve sua primeira etapa realizada na Suest/PA e contou com a participação da diretora-executiva, Fernanda Morais, e do superintendente Mauro Rodrigues e foi ministrada pela coordenadora-geral da Cgcon, Elvira Medeiros Lyra, pela coordenadora de Gerenciamento e Celebração de Convênios (Cogec), Isaudina de Andrade Paula, e pelo consultor, Willian Jacinto dos Santos, além da procuradora federal da Funasa, Cristiane Braz, que participou de forma virtual.

Durante o encontro foram debatidos os critérios e os métodos para transferências de recursos financeiros dos instrumentos de repasse firmados entre a Funasa e os municípios. "O treinamento está sendo realizado pela equipe da Cgcon e ajudará a aprimorar a aplicação da portaria nº 4.123, tirando as dúvidas de nossos técnicos em todas as regiões e aumentando nossa proximidade com as Suests. Desta forma, facilitará muito o esclarecimento da portaria", disse Fernanda sobre a importância da capacitação e da aproximação com as superintendências.

Outras turmas

Durante o mês de outubro, os membros da Cgcon realizarão a capacitação de outras três turmas restantes, com o intuito de elucidar as questões que os servidores possam ter, facilitando a compreensão dos itens da portaria e das normas de repasses da fundação.

Para Elvira Medeiros, capacitar o corpo técnico da Funasa é tão importante quanto atualizar as portarias, pois assim eles passarão a compreender as alterações. "A necessidade foi além de atualizar a portaria. Nós precisávamos ter esse contato para sentir de que forma os técnicos reagiriam com a publicação. Com esses treinamentos, os novos fluxos e procedimentos de instrução de pagamentos ficarão mais compreensíveis para todos", ressaltou.

Nas próximas semanas, a Cgcon continuará os treinamentos com as seguintes suests:

TURMA

PERÍODO

LOCAL DE TREINAMENTO

SECOV - PARTICIPANTES/VAGAS

14 e 15/10/2021

SUEST/MG

ES (1), MG (1), RJ (1) , SP (1), PR (1), RS (1) e SC (1) =  7

21 e 22/10/2021

SUEST/RN

RN (1), PE (1),  AL (1), PB (1), SE (1), MS (1) e GO (1) = 7

28 e 29/10/2021

SUEST/CE

CE (1), MA (1),  PI (1), BA (1),  DF (1), MT (1)  e DF (1) =  7