Voltar

Em Minas, Funasa planeja projeto-piloto do Programa Saneamento Brasil Rural

Em Minas, Funasa planeja projeto-piloto do Programa Saneamento Brasil Rural

Visita realizada em Florestal, nas comunidades de Gameleira e Cachoeira de Almas, alinharam estratégias para o planejamento do PSBR
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Ter, 15 Jun 2021 18:12:14 -0300

Última modificação: Ter, 22 Jun 2021 14:21:24 -0300

Representantes da Funasa e do município durante visita

Foto: Suest/MG

No último dia 8 de junho, a superintendente estadual da Funasa em Minas Gerais (Suest/MG), Edicleusa Veloso, acompanhada pelo chefe do Serviço de Saúde Ambiental (Sesam), Jaime Costa, e pelos engenheiros da Divisão de Engenharia de Saúde Pública (Diesp), Luiz Valarini e Bernardo Aleixo, realizou uma visita à Florestal, localizada a 71 km da capital Belo Horizonte. O estudo, subsidiará a implantação de um projeto-piloto do Programa Saneamento Brasil Rural (PSBR), a partir das necessidades apresentadas pelo município.

Ao chegarem, os representantes da Funasa foram recebidos pelo prefeito do município, Wagner dos Santos; pelo secretário da Secretaria de Meio Ambiente, Marco Túlio e pelo professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Hygor Rossoni. Em reunião foi tratado as futuras ações de melhorias das condições de saneamento básico para a população rural.

Durante a inspeção, foram visitadas as áreas rurais das comunidades Gameleira e Cachoeira de Almas, para a implementação do projeto que tem o objetivo de subsidiar uma proposta que já está em planejamento e será desenvolvida pela Funasa, em parceria com a prefeitura e a UFV.

Para a Edicleusa, por meio da implantação do piloto, a fundação poderá estudar a expansão do programa de forma integrada. "A Suest/MG está buscando desenvolver um projeto-piloto que trabalhe com a política de saneamento de forma integrada nas áreas rurais de Minas Gerais e assim, trabalhar com os indicadores de saúde através do diagnóstico de antes e depois da implantação, aferindo as melhorias alcançadas, o que efetivará grandes benefícios à população que vive na zona rural", ressalta.