Voltar

Em Ministro Andreazza/RO, Funasa inaugura Sistema de Esgotamento Sanitário

Em Ministro Andreazza/RO, Funasa inaugura Sistema de Esgotamento Sanitário

Com recursos de R$ 18,6 milhões, sistema de esgotamento atenderá mais de três mil habitantes
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Seg, 04 Out 2021 15:12:38 -0300

Última modificação: Seg, 04 Out 2021 15:14:47 -0300

Autoridades durante inauguração do SES de Ministro Andreazza

Foto: Suest/RO

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por meio da Superintendência Estadual da Funasa em Rondônia (Suest/RO), inaugurou no último dia 24/9, o Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) do município de Ministro Andreazza, a 460 km da capital Porto Velho. Na solenidade, estiveram presentes o presidente da Funasa, Miguel Marques, a diretora-executiva, Fernanda Morais; o diretor do Departamento de Engenharia de Saúde Pública (Densp), Jonas Moura; além de outras autoridades.

Viabilizado pelo Termo de Compromisso do Programa de Aceleração do Crescimento (TC/PAC) nº 0098/12, firmado entre a Funasa e a prefeitura, o sistema de esgotamento inaugurado contou com investimentos de R$ 18,6 milhões e atenderá mais de três mil habitantes. O SES, que possui três bacias de contribuição que serão interligadas a uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETA), tem 18,3 mil metros de rede coletora, interceptores, emissário, estação elevatória e linha de recalque, Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), leito de secagem e 1,8 mil ligações domiciliares de esgoto.

Para com o superintendente João Marcos, entregar outra obra de relevância para o saneamento firma o propósito da Funasa em garantir a todos os cidadãos a prestação de serviços essenciais para a saúde no país. "Esta obra consolida ainda mais as ações de saneamento básico em Rondônia e vai em consonância ao nosso objetivo, de universalizar o saneamento básico não só no estado, mas em todo o Brasil. É a Funasa oferecendo mais a quem menos tem", enfatizou.

Antes da entrega, a população utilizava fossas rudimentares e sumidouros, sem tratamento dos efluentes. A implantação da ETE contribui em vários aspectos econômicos e sociais para população, na geração de empregos e melhorias na urbanização. Outras melhorias são a redução de doenças de veiculação hídrica e a preservação do meio ambiente, com o tratamento dos dejetos antes do descarte, evitando a contaminação do solo e do lençol freático.

De acordo com o prefeito de Ministro Andreazza, José Pereira, a Funasa tem dado muita assistência ao município e a entrega dessa obra representa a importância da união dos poderes federais e municipais. "Me sinto vitorioso de inaugurar, junto à fundação, uma obra de grande importância em relação ao saneamento básico, que vai somar a favor da população. A Funasa tem nos dado um suporte muito bom e a união do poder federal e municipal fez com que essa obra fosse finalizada com sucesso. Essa entrega é de grande valor para o nosso município", destacou.