Voltar

Em parceria com Suest/AP, município amapaense conquista conselho de saneamento

Em parceria com Suest/AP, município amapaense conquista conselho de saneamento

Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Qui, 29 Nov 2018 16:22:26 -0300

Última modificação: Qui, 29 Nov 2018 16:34:52 -0300

Da esquerda para a direita: Girlene Chucre, Superintendente Estadual da Funasa no Amapá, e Carolina Furtado, representante do Município de Tartarugalzinho.

Em parceria com a Superintendência Estadual da Funasa no Amapá (Suest/AM), a Prefeitura de Tartarugalzinho/AM conseguiu encaminhar o Decreto do Conselho de Saneamento, no dia 23 de novembro. Tartarugalzinho foi o primeiro dos 16 municípios do estado a criar o conselho. O ato jurídico foi entregue pela representante, Dra. Carolina Furtado, e recebido pela Superintende Estadual Girlene Picanço Chucre.

A exigência da criação do conselho vem do Decreto 7.217, de 21 de junho de 2010, o qual regulamenta a Lei nº 11.445, de 05 de janeiro de 2007.

Com a criação do conselho, o município poderá receber recursos para universalizar o saneamento na cidade, beneficiando em torno de 17.458 habitantes.

A meta para o próximo ano é apoiar os outros 15 municípios, para que regulamentem os conselhos de saneamento, a fim de viabilizar as transferências de receitas financeiras para obras de saneamento.

Tartarugalzinho recebe água tratada

Beneficiado com a implantação da Solução Alternativa de Tratamento de Água por Zeólita (Salta-z), as comunidades ribeirinhas de Nazaré do Apoema (55 famílias), Rocinha (30 famílias) e de Bonito (25 famílias) já contam com água de qualidade para sua rotina. Além das comunidades abastecidas com água potável, outros ribeirinhos que navegam no rio Aporema, utilizam a água da Salta-z.

A SALTA-z é uma tecnologia tradicional simples que faz uso de filtros e dosadores de construção e montagens artesanal e fácil operacionalização, apresentando resultados compatíveis com as exigências das portarias de potabilidade vigentes. É composta por uma adutora de água bruta, dosador coagulante, dosador de cloro, filtro, efluente filtrado e dreno de sedimentos.