Voltar

Em Presidente Prudente, Funasa inaugura Escritório Regional do Sudoeste Paulista

Em Presidente Prudente, Funasa inaugura Escritório Regional do Sudoeste Paulista

O escritório irá atender a mais de 200 municípios da grande região do Oeste Paulista
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Qui, 17 Jun 2021 18:16:31 -0300

Última modificação: Qui, 17 Jun 2021 18:44:03 -0300

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por meio da Superintendência Estadual da Funasa em São Paulo (Suest/SP), vai inaugurar nesta sexta-feira (18/06), o Escritório Regional do Sudoeste Paulista, localizado em Presidente Prudente. A cerimônia de inauguração ocorrerá às 9h30, no Espaço Cultural Matarazzo, e o encerramento será feito na sede do escritório. A celebração contará com a presença do presidente da Funasa, Coronel Giovanne Silva; do superintendente da Suest/SP, Ronaldo Camargo; e do prefeito do município e presidente da União dos Municípios do Pontal do Paranapanema (Unipontal), Ed Thomas. 

Por meio do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) nº 01/2021 entre a Suest/SP e a Unipontal, o escritório atenderá a 281 municípios de São Paulo, nas regiões sudoeste e noroeste do estado. O município de Presidente Prudente centralizará os assuntos pertinentes às prefeituras de São José do Rio Preto, Bauru, Araçatuba e Marília, sendo 249 cidades com menos de 50 mil habitantes. Essa proximidade oferecerá assistência técnica nas atividades referentes ao saneamento ambiental; elaboração de planejamento regional ou municipal em ações de saneamento básico e incentivo e orientação as atividades voltadas para a preservação do meio ambiente. 

De acordo com o superintendente Ronaldo Camargo, o novo escritório agilizará processos e contribuirá para desburocratizar as operações, a fim de atender os municípios adequadamente. "A descentralização agilizará a mão-de-obra de serviços federais, deslocamento de vistorias e a fiscalização dos investimentos em saneamento. Além de servir adequadamente as prefeituras, de modo, que não precisem se deslocar para tirar dúvidas e apresentar projetos na Suest, localizada na capital", disse. 

Para o prefeito Ed Thomas, a instalação do escritório representa uma grande conquista para Prudente pela facilidade que proporcionará. "Os municípios terão acesso facilitado às políticas nacionais de saúde, que possibilitarão melhorias para o setor em mais de 200 municípios do interior paulista. Dessa forma, Prudente cumpre com seu papel de protagonista no contexto regional e de capital da região Oeste Paulista", ressaltou.