Voltar

Em Roraima, Funasa capacita servidores do Dsei e estudantes do IFRR

Em Roraima, Funasa capacita servidores do Dsei e estudantes do IFRR

Capacitação terá duração de três dias e abordará temas voltados ao tratamento, a coleta, a preservação e a análises de amostras de água
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Qua, 15 Mar 2023 11:59:14 -0300

Última modificação: Qua, 15 Mar 2023 15:54:05 -0300

Prédio da Suest/RR, onde acontecerá o curso "Coleta, Preservação e Análise de Amostras de Águas"

Foto: Suest-RR/Funasa

Nesta quarta-feira (15/3), a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por meio de sua Superintendência Estadual em Roraima (Suest/RR), realizará o curso "Coleta, Preservação e Análise de Amostras de Águas" na capital roraimense, Boa Vista. O treinamento, que será ministrado pela técnica da Suest/RR, Luana Mesquita, busca capacitar os servidores do Distrito Sanitário Especial Indígena responsável pela área Yanomami (Dsei/Yanomami) e os estudantes do Instituto Federal de Roraima (IFRR) quanto ao tratamento, a coleta, a preservação e a análise de amostras de água para consumo humano.

No primeiro momento do workshop, será feita uma abertura apresentando os temas que serão abordados ao longo do curso. Após esta explanação, a palestra seguirá com conteúdos relacionados aos tipos de doenças de veiculação hídrica e as legislações pertinentes ao controle de qualidade da água - Portaria MS 888/2021 e Resolução Conama 357/2005.

"A ideia é qualificar tanto os participantes do IFRR, quanto os do Dsei/Yanomami. Com isso, nossa perspectiva é ampliar, ainda mais, a visão técnica desses profissionais e dar bastante embasamento teórico e prático no processo de tratamento de água, principalmente nas comunidades que serão visitadas pelo Dsei", explicou a servidora da Funasa, Luana Mesquita, sobre a importância dos tópicos para ampliar o entendimento dos participantes no controle de qualidade da água.

Já nos próximos dias, os alunos terão a oportunidade de verificar conteúdos como: técnicas de coleta e preservação de amostras; parâmetros microbiológicos - Coliformes Totais (C. Total) e Escherichia Coli (E. Coli) -; soluções alternativas de tratamento de água; a importância de ações de educação com foco em higiene; dentre outros.

O superintendente estadual da Funasa em Roraima, Álvaro Coelho, destaca que a união entre as várias instituições está possibilitando a agilização e a multiplicação de conhecimento. "É muito importante ter instituições da importância do IFRR e do Dsei nessa capacitação. Isso possibilita que o conhecimento que a Funasa possui possa ser transmitido para os futuros profissionais e, com isso, ampliar a capacidade de técnicos habilitados para o saneamento em nosso estado. Agradeço imensamente o interesse nessa parceria da reitora Nilra e da professora Cristiane do IFRR", disse