Voltar

Encerrado o Congresso da Assemae, servidores da Funasa realizam visita técnica na Chapada dos Guimarães

Encerrado o Congresso da Assemae, servidores da Funasa realizam visita técnica na Chapada dos Guimarães

A reforma da Captação e Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade permite o aumento da capacidade de fornecimento de água de 50 litros por segundo atuais, para 100 litros por segundo
Por Amanda Miguel

Publicação: Seg, 13 Mai 2019 12:24:13 -0300

Última modificação: Seg, 13 Mai 2019 12:38:18 -0300

Servidores da Funasa realizam visita técnica na Chapada dos Guimarães

Foto: Mauro Almeida

Equipe da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) esteve em visita técnica no município de Chapada dos Guimarães (MT), nesta sexta-feira, 10. Acompanhados pelo superintendente do Mato Grosso, Francisco Holanildo e da prefeita municipal, Thelma de Oliveira, servidores da Funasa e prefeitura vistoriaram a ampliação do Sistema de Abastecimento de Água do município ¿Água da Chapada¿.

A Captação e Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade, chega a beneficiar até 100 mil pessoas em períodos de alta estação.  Com um investimento de R$ 17 milhões, provenientes de uma parceria entre os governos federal e estadual, a reforma permite o aumento da capacidade de fornecimento de água de 50 litros por segundo atuais, para 100 litros por segundo.

 ¿Este é um extraordinário sistema de captação, tratamento e distribuição de água. Com o novo sistema a oferta de água garante o produto à população por mais de 20 anos¿, explicou o superintendente Francisco Holanildo.

Para manter a estrutura funcionando, córrego Cachoeira Rica se tornou um dos principais fornecedores de água potável da localidade, bem como seu afluente o córrego Vassoral, mananciais estes com maior potencial de abastecimento.

Entre as estruturas que compõem a obra estão a Barragem de Captação Rio Peba, localizada a 11,5 km do Centro de Chapada dos Guimarães; a Estação Intermediária (booster), a 7,5 km da cidade; e ainda a expansão da Estação de Tratamento de Água (ETA), instalada dentro do complexo do Sistema Autônomo de Água e Esgoto de Chapada, na área urbana do município.

O sistema de fornecimento do produto adotado é o tradicional composto pelas etapas de chegada da água, com a regulagem do PH do líquido, passagem pelo floculador (tratamento), decantador e filtros, que fazem o processo de cloração do líquido.