Voltar

Encontro VII do 1º Ciclo: Pesquisa combina carvão ativado e flotação para controle da qualidade da água

Encontro VII do 1º Ciclo: Pesquisa combina carvão ativado e flotação para controle da qualidade da água

Carvão ativado e flotação são utilizados para a remoção de CYN da água e garantia da qualidade para consumo humano
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Seg, 04 Out 2021 15:20:52 -0300

Última modificação: Seg, 04 Out 2021 15:22:41 -0300

Participantes do VII encontro durante debate sobre a pesquisa

Foto: Milena Castro/Funasa

Na última terça-feira (28/9), foi realizado pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por meio do Departamento de Saúde Ambiental (Desam), o sétimo encontro do 1º Ciclo de Apresentação de Pesquisas Apoiadas pela Funasa. A pesquisa abordada nessa etapa do ciclo foi "Remoção de cilindrospermopsinas por adsorção em carvões ativados produzidos no Brasil mediante testes em pequenas colunas e em combinação com Flotação por ar dissolvido", com a exposição da professora Drª Yovanka Perez Ginoris, da Universidade de Brasília (UnB), e observações do aluno Daniel Valencia-Cardenas, que participou do projeto de pesquisa.

O evento foi ministrado pelo coordenador de Projetos, Pesquisas e Ações Estratégicas em Saúde Ambiental (Copae), Marcelo Lelis, e ocorreu em formato virtual para possibilitar a participação de todos os servidores e colaboradores da instituição. Além disso, o evento teve como debatedor o farmacêutico e bioquímico da Superintendência Estadual da Funasa em Pernambuco (Suest/PE), Osman de Oliveira Lira.

Essa parceria com a UnB é fruto do Termo de Execução Descentralizada (TED) n° 13/2014 e, de acordo com a professora Drª Yovanka Perez Ginoris, a pesquisa teve como objetivo combinar e incorporar duas técnicas em uma unidade para remoção por absorção. "A ideia foi justamente combinar carvões ativados, produzidos no Brasil, com a flotação por ar dissolvido para remoção de cilindrospermopsina (CYN) e analisar esses níveis", disse.

A pesquisa foi dividida em sete etapas metodológicas e para validação do método foram utilizadas algumas técnicas. "Algumas das técnicas analíticas observadas durante o processo foram a turbidez, a cor aparente, a densidade celular e a concentração de toxinas', explicou a professora Drª Yovanka.

Segundo a professora, o projeto é aplicável nas comunidades e pequenos municípios que a fundação atinge. "Tivemos uma excelente reprodutibilidade e é possível utilizar a carvão ativado com a flotação em situações de emergência em um manancial de abastecimento", explicou.

Para Osman Lira, a técnica apresentada agregaria muito aos laboratórios que atendem as populações rurais. "A pesquisa toca em vários pontos que são fundamentais na nossa missão como Funasa, que é trabalhar em áreas rurais, nas quais existem tecnologias simples, mas que possuem complicações em relação aos fitoplânctons", pontuou.

Apoio a estudos e pesquisas

Pesquisas como essa e todas as outras apresentadas no 1º Ciclo de Apresentação de Pesquisas Apoiadas pela Funasa acrescentam novos conhecimentos à área técnica da instituição e encoraja o desenvolvimento científico, humano e ambiental.

Desde 2010, com a instituição do Desam, a Funasa já realizou várias seleções de pesquisas por meio de Editais de Chamamento Público. Entre os anos de 2012 e 2017, foram selecionados e celebrados um total de 41 projetos com diversas instituições de ensino e pesquisa.

A expectativa da Copae é que, ainda neste ano, um novo edital seja publicado, incentivando a aplicabilidade das pesquisas no âmbito da saúde ambiental, saneamento e engenharia de saúde pública. "Sabemos que existe uma demanda muito grande do meio acadêmico e da Funasa. Então, nosso interesse é fortalecer esse apoio às pesquisas e lançar editais anuais. Ainda este ano lançaremos um novo edital", ressaltou Marcelo Lelis.

Para saber mais sobre os editais e o processo de escolha da Funasa para financiamento, clique aqui.