Voltar

Equipe da Funasa monitora qualidade da água em Iconha/ES

Equipe da Funasa monitora qualidade da água em Iconha/ES

Após as análises laboratoriais para atestar a qualidade da água, técnicos da Fundação consideram a possibilidade de instalar uma Unidade Móvel de Tratamento de Água de Baixa Turbidez da Funasa (UMTA) no local
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Sex, 31 Jan 2020 10:35:33 -0300

Última modificação: Sex, 31 Jan 2020 13:29:06 -0300

Foto: Isabella Suave do Carmo/Farmacêutica/ Suest - ES

O Espírito Santo tem enfrentado um período de fortes chuvas e vários pontos do estado estão sendo considerados como área de risco. Na última segunda-feira (27/02), uma equipe técnica da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) esteve no município de Iconha (região Sul do estado) para o monitoramento de qualidade da água das Estações de Tratamento de Água de Sede e de Bom Destino.

No mesmo dia, a Coordenação de Projetos e Ações Estratégicas em Saúde Ambiental (Copae), do Departamento de Saúde Ambiental (Desam), foi acionada pelo Ministério da Saúde, para fazer parte do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública-Inundação (Coe-Inundação) e participar das reuniões realizadas diariamente no edifício PO700, em Brasília.

Além dos ensaios laboratoriais, está sendo avaliada a instalação de uma Unidade Móvel de Tratamento de Água de Baixa Turbidez da Funasa (UMTA) no local, para abastecimento emergencial de água para consumo humano.

Cronologia das ações

No último dia 17, várias ruas ficaram alagadas, casas foram invadidas pela água e carros e árvores foram arrastados pela força da correnteza. No dia 23, a Funasa iniciou as atividades de resposta ao desastre ocorrido no estado, após o recebimento do ofício do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Iconha, encaminhado para a Superintendência Estadual da Funasa no Espírito Santo (Suest/ES), solicitando apoio para o monitoramento de qualidade da água.

Além do Espírito Santo, membros da Copae permanecerão acompanhamento as ocorrências de desastres em Minas Gerais e Rio de Janeiro atuando, de forma conjunta, com o Ministério da Saúde.

 

Crédito: https://portalmaratimba.com.br/